Frio polar não dá trégua ao Brasil nesta quinta: INMET mantém alerta laranja para onda de frio; veja as áreas em risco

As temperaturas seguem baixas em boa parte do centro-sul do Brasil. INMET emite alerta laranja de perigo para onda de frio em algumas áreas do país.

    O frio voltou a ser assunto em diversas áreas do Brasil na manhã desta quarta-feira (2). Em pontos da serra catarinense e norte do Rio Grande do Sul, as temperaturas negativas voltaram a ser sentidas. Vários municípios registraram geadas e até mesmo transtornos como lagoas e cachoeiras congeladas, além de uma rodovia que foi fechada devido ao gelo na pista.

    Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta laranja de perigo para onda de frio sobre o Sul do Brasil, mínimas permanecem negativas nesta quinta-feira (3).

    Além da onda de frio, com temperaturas 5°C abaixo da climatologia, há riscos de geadas generalizadas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Há chances também em de que em algumas regiões as geadas sejam tão intensas que provocam prejuízos nas plantações.

    Confira agora a previsão do tempo para a quinta-feira (3).

    Região Sudeste: mínimas ficam abaixo de 10°C

    A massa de ar polar já está presente nos estados da Região Sudeste do Brasil nesta quarta-feira (2). O ar frio deve avançar ainda mais no decorrer da noite de hoje (2) e madrugada de sexta-feira (4). O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com apresenta temperaturas inferiores a 8°C no sul de São Paulo.

    A massa de ar frio também se espalha pelas demais regiões do Sudeste, no oeste paulista ar polar um pouco menos intenso, mas temperaturas mínimas entre 10°C e 12°C, previsão que se repete para o sul de Minas Gerais. O ar frio alcança também partes do Rio de Janeiro, no estado carioca o amanhecer será com temperaturas um pouco mais elevadas, mas ainda sim, amenas para a região, mínima prevista varia entre 14°C e 16°C, nas áreas de serra previsão de 12°C.

    Nas capitais o frio gera desconforto, principalmente em São Paulo/SP. Na capital paulista a previsão indica temperatura máxima inferior a 18°C, sensação maior de frio devido a grande umidade do ar, o que também gera desconforto nos cariocas. No Rio de Janeiro/RJ, a máxima não chega aos 22°C.

    Região Sul: temperaturas negativas e risco de geadas

    Os riscos de geadas e a previsão de temperaturas negativas se mantém sobre a Região Sul do Brasil. A massa de ar polar vai perdendo força ao longo dos próximos dias, mas ainda será capaz de proporcionar geadas e sobre boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e extremo sul do Paraná.

    Temperatura mínima prevista para a Região Sul do Brasil na manhã de quinta-feira (3).
    Temperatura mínima prevista para a Região Sul do Brasil na manhã de quinta-feira (3).

    Nos pontos mais altos das Serra Catarinense e Gaúcha há alerta laranja para este evento. Ainda na região, a previsão é de temperaturas próximas ou abaixo de 0°C para a quinta-feira (3). Em Lages/SC, por exemplo, o dia começa com apenas -1°C e em São Joaquim/SC, mínima prevista de 1°C, no Paraná as mínimas variam entre 4°C e 7°C.

    As chances de geadas diminuem nesta sexta (4), com temperaturas na casa dos 6°C no oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também no sul do Paraná. Enquanto que as máximas começam a subir e chega aos 18°C em Porto Alegre/RS e Florianópolis/SC e aos 19°C em São Miguel do Oeste/SC e Londrina/PR.

    Região Centro-Oeste: ar polar chega ao MT, GO e todo o MS

    As temperaturas caíram no Centro-Oeste do Brasil nos últimos dias, a massa de ar polar alcançou áreas dos Estados do Mato Grosso, Goiás e todo o Mato Grosso do Sul. Ainda nesta quinta-feira (3), o frio mais intenso será sentido em cidades como Dourados/MS e Amambaí/MS com mínimas de 9°C e 7°C, respectivamente.

    Temperatura máxima prevista para a região Centro-Oeste na tarde de sexta-feira (4).
    Temperatura máxima prevista para a região Centro-Oeste na tarde de sexta-feira (4).

    Nas demais regiões, o amanhecer terá temperatura próxima aos 14°C, como em Cuiabá/MT e Rio Verde/GO. A partir da tarde de quinta-feira (3) as temperaturas voltam a subir na região, com máximas de 22°C em Campo Grande/MS.

    Na sexta-feira (4) as mínimas variam entre 12°C e 17°C em toda a região. A temperatura máxima sobe durante a tarde, em Rondonópolis/MT previsão de 28°C e de 27°C em Goiânia/GO, indicativo de que a massa de ar polar começa a perder força e as temperaturas voltam a subir.