Mineração no Oceano Pacífico ameaça extinguir pelo menos 5 mil espécies

Cientistas descobriram que a região chamada Clarion-Clipperton Zone (CCZ), que começará a ser minerada em breve, possui milhares de espécies que podem se extinguir caso a exploração seja imprudente.

Mineração no Oceano Pacífico ameaça extinguir pelo menos 5 mil espécies
Cientistas descobriram que a região chamada Clarion-Clipperton Zone (CCZ), possui milhares de espécies que podem se extinguir devido à mineração.

No Oceano Pacífico, existe uma região rica em minerais cuja área enorme chega a duas vezes o tamanho da Índia. Chamada de Clarion-Clipperton Zone (CCZ), essa região foi dividida e atribuída a diversas empresas para futura mineração em alto mar.

Compartilhamos este planeta com uma incrível biodiversidade e temos a responsabilidade de compreendê-la e protegê-la - Muriel Rabone, Museu de História Natural de Londres.

Para entender melhor o que pode estar em risco quando estas empresas começarem a minerar, uma equipe de biólogos construiu a primeira lista de verificação do CCZ, um espécie de compilação de todos os registros de expedições anteriores à região.

Como a pesquisa descobriu tantas espécies em risco

Abrangendo seis milhões de quilômetros quadrados que vão desde o Havaí até o México, o CCZ é uma região extremamente importante principalmente por se tratar de uma das regiões mais preservadas e intocadas do planeta. Sua degradação tem o potencial de desbalancear todo o ecossistema oceânico.

Fauna do CCZ
Algumas criaturas da fauna descoberta no CCZ ilustrando uma grande gama de famílias e espécies diferentes - a maior parte encontrada somente nesta região do globo.

Para estudar o CCZ, pesquisadores atravessam o Oceano Pacífico em cruzeiros de pesquisa que empregam diversas técnicas de amostragem - desde caixas jogadas ao fundo do oceano até veículos controlados por controle remoto. A cada lançamento, novas espécies são descobertas.

Ao analisar mais de 100.000 registros de criaturas encontradas no CCZ durante incontáveis expedições em alto mar, os pesquisadores somaram um total de 5.578 espécies diferentes, das quais até 92% são totalmente novas para a ciência. Deste número gigantesco, apenas 6 espécies foram vistas em outras regiões do oceano.

Espécies catalogadas no CCZ
Gráfico de espécies catalogadas no CCZ, agrupadas em diferentes classes, mostra que a grande maioria dos registros é inédita para a ciência, o que é representado pela cor vermelha.

O que esse resultado sugere é que praticamente todas as criaturas dali são exclusivas desta região. Degradar o CCZ através de métodos de mineração descontrolados pode significar a extinção destas 5 mil espécies, entre artrópodes, vermes, equinodermos e esponjas - além das muitas outras que ainda não foram descobertas.

Existem algumas espécies notáveis lá embaixo. Algumas das esponjas parecem esponjas de banho clássicas e outras parecem vasos. Elas são simplesmente lindas - Muriel Rabone.

Mesmo com este resultado incrível, os pesquisadores acreditam que ainda há muito que não sabemos sobre o CCZ. Por isso, a equipe enfatizou a importância de aumentar os esforços de pesquisa na região - especialmente em termos biogeográficos, para compreender porque certas espécies se agrupam em regiões geológicas específicas.

Existe uma quantidade gigantesca de espécies no CCZ, e sua maioria parece ser exclusiva desta região. Com a possibilidade de mineração iminente, é extremamente importante descobrir mais sobre esses habitats tão pouco estudados, e gerir as ações de mineração para que estas espécies sejam protegidas ao máximo possível.