O Carnaval está chegando! Como ficará o tempo no Sul e Sudeste durante o feriado?

O Carnaval está batendo na porta! Muitos brasileiros estão ansiosos e já programando suas atividades nesse grande feriado de festas pelo país. Para se programar da melhor forma, não deixe de conferir a previsão do tempo!

Previsão do tempo para o Carnaval 2024
Vai chover, vai fazer calor? Vamos ver o que esperar das condições do tempo no Carnaval deste ano!

Finalmente o momento tão esperado pelos brasileiros chegou, amanhã é sexta-feira de Carnaval, o começo de uma das maiores festividades do país! Serão dias de muita folia e festividades, com muitos blocos de rua, desfiles de escola de samba e, para aqueles que curtem usar esses dias para descansar, viagens para a praia ou para o campo. De qualquer forma, para qualquer uma das opções escolhidas para curtir o Carnaval, precisamos ficar atentos às condições do tempo, para não passarmos por “perrengues”!

O Carnaval ocorre todos os anos em fevereiro, em pleno verão e período chuvoso do Brasil, por isso, esse mês é marcado por altas temperaturas e pancadas de chuva que ocorrem principalmente durante a tarde, devido a combinação do calor e umidade. Porém, nem sempre a atmosfera se comporta do jeito que esperamos, por isso, devemos ficar atentos a previsão do tempo, principalmente antes de grandes festividades ao ar livre, como é o Carnaval!

Como ficará o tempo durante o Carnaval na região Sul?

Durante grande parte do feriado de Carnaval o tempo deverá ser mais estável em grande parte da região Sul, com maior probabilidade de ocorrência de chuva durante a tarde, mas naquela forma de pancadas isoladas e passageiras. De acordo com a previsão, entre sexta (9) e sábado (10), os maiores acumulados deverão ficar mais restritos no litoral de Santa Catarina e Paraná.

A partir de domingo (11), uma frente fria associada a um ciclone no Atlântico Sul deverá atingir o sul do Rio Grande do Sul, o que mudará as condições do tempo nessa região, deixando o tempo mais instável e encoberto, com possibilidade de chuva ao longo do dia, mas principalmente durante a tarde. As demais áreas da região continuarão sob o predomínio de tempo firme.

Previsão do modelo do ECMWF para chuva acumulada durante o Carnaval, entre os dias 09 e 13 de fevereiro, na região Sul.

Na segunda-feira (12), as condições serão semelhantes às de domingo, a frente fria continuará intensificando as instabilidades no sul gaúcho, cidades como Bagé poderão registrar até 20 mm ao longo do dia. Na terça-feira (13), as condições sobre a região deverão mudar com o deslocamento para norte da frente fria, que levará as chuvas para os três estados do Sul, principalmente na porção leste desses estados.

No Sul, o Carnaval será marcado por altas temperaturas, que poderão chegar perto dos 40°C, principalmente no Rio Grande do Sul! Portanto, atenção redobrada ao calor nesses dias de festividades.

Dessa forma, os maiores acumulados durante o Carnaval deverão ficar concentrados principalmente no sul do Rio Grande do Sul. Na cidade de Arroio Grande, o acumulado de chuva durante o Carnaval poderá chegar a 86mm! Também são esperados acumulados significativos no leste dos estados de Santa Catarina e Paraná.

Previsão do modelo do ECMWF para temperatura em superfície para tarde de domingo, dia 11, na região Sul.

Em relação ao calor, toda a região Sul sofrerá com altíssimas temperaturas durante todo o feriado, com valores muito acima da média esperada neste período, principalmente no sul e oeste do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas chegarão bem perto dos 40°C. As previsões indicam que o calor será ainda mais intenso entre o domingo e segunda, quando as temperaturas máximas poderão chegar a 39°C e as mínimas poderão ficar próximas de 25°C ou mais, como é o caso da região de Porto Alegre.

E o Carnaval na região Sudeste?

O início do feriado deverá ser de tempo mais estável em grande parte do Sudeste, principalmente no estado de São Paulo, com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas mais no final da tarde, mais a leste do estado. No restante da região, a probabilidade de ocorrência de chuva será maior, devido ao escoamento dos ventos em baixos níveis vindos do oceano, que carregam umidade ao continente.

No final de semana, a convergência dos ventos provocará mais chuvas principalmente no Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e norte de Minas Gerais, essas chuvas deverão ganhar força durante o período da tarde nesses dois dias. Na segunda-feira os acumulados diários deverão diminuir em toda a região, mas não podemos descartar a possibilidade de pancadas de chuva, principalmente à tarde.

Previsão do modelo do ECMWF para chuva acumulada durante o Carnaval, entre os dias 09 e 13 de fevereiro, na região Sudeste.

Na terça às condições deverão se inverter entre os estados do Sudeste, o tempo mais estável deverá ser predominante nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro, enquanto que a probabilidade de ocorrência de chuvas aumentará sobre São Paulo, principalmente na porção leste, devido a aproximação da frente fria que virá da região Sul!

Atenção: Carnaval poderá ser de chuvas mais volumosas no norte da região Sudeste, principalmente nos primeiros dias de feriado. Atenção especial a porção norte de Minas Gerais.

Com isso, os maiores acumulados de chuva durante o Carnaval na região Sudeste deverão ocorrer no centro-norte de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo. Os menores acumulados serão registrados no estado de São Paulo, principalmente no interior do estado.

Previsão do modelo do ECMWF para temperatura em superfície para tarde de segunda, dia 12, na região Sudeste.

Assim como no Sul, o tempo será bem quente na região Sudeste durante todo o Carnaval, sob o predomínio de ventos vindos de norte, que trazem uma massa de ar mais quente. A previsão indica que o oeste do estado de São Paulo deverá atingir as maiores temperaturas por mais dias, mas as tardes nos demais estados também deverão ser quentes, como o caso do Rio de Janeiro, onde as temperaturas poderão ultrapassar os 35ºC de na segunda-feira.

Como se prevenir durante o Carnaval?

A primeira dica que damos é ficar atento às previsões do tempo! Além de acompanhar os artigos de previsão da Meteored Brasil, você pode acessar a previsão específica para a cidade na qual você irá curtir seu Carnaval! Outra ferramenta muito útil são as imagens de radar, que te permitem acompanhar a chuva em tempo real, o que te ajuda a se prevenir de possíveis “perrengues” relacionados à chuva.

Além disso, com a tendência de um feriado marcado por muito calor e possibilidade das famosas pancadas de chuvas isoladas durante as tardes, que podem ser acompanhadas por raios e ventos fortes, temos algumas outras recomendações:

  • Quando começar a chover forte, busque um abrigo coberto seguro - como um estabelecimento - não fique embaixo de árvores ou estruturas não confiáveis e fique longe de postes de luz

  • Não brinque com enxurradas e alagamentos! Muitas vezes desprezamos a força das águas, colocando nossas vidas em risco.

  • Sempre que possível leve um guarda-chuva ou capa de chuva.

  • Mantenha o corpo hidratado, tomando bastante água;

  • Se proteja do Sol, usando bonés, chapéus e passando protetor solar no rosto e nas outras partes do corpo que ficarão mais expostas.