Nova frente fria muda o tempo no Sul do Brasil nesta sexta, 21; veja o que esperar
Após dias com tempo estável e pouca presença de nuvens, nesta sexta-feira estão previstas mudanças no tempo da Região Sul. Uma frente fria avança sobre a região e provoca chuvas ao longo do dia.
- Veja também: INMET emite alerta de chuvas intensas e tempestades para 15 estados nesta quinta de feriado, saiba quais

O restante desta quinta-feira (20) será marcado por temperaturas elevadas e tempo firme na Região Sul do Brasil. As máximas ultrapassam os 30°C em várias áreas, mas esse cenário tem os dias — e as horas — contados.
Uma nova frente fria avança sobre a Região Sul nesta sexta-feira (21), trazendo mudanças já no final da noite de hoje. A nebulosidade aumenta e há chance de pancadas de chuva no extremo sul do Rio Grande do Sul ainda no fim da quinta-feira.
Confira a previsão completa para o restante desta quinta-feira (20) e para toda a sexta-feira (21).
Frente fria chega ao país nesta sexta-feira
Antes da chegada da frente fria ao Brasil, a quinta-feira (20) será de tempo firme Sul na Região Sul. As temperaturas ficam elevadas e não há previsão de chuva ao longo da tarde. Já no período da noite, a aproximação do sistema frontal aumenta a nebulosidade, principalmente no extremo sul gaúcho, onde há baixa possibilidade de pancadas de chuva.

Durante a madrugada de sexta-feira (21), a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, deixando o estado com tempo nublado nas primeiras horas do dia. As primeiras pancadas de chuva são previstas para cidades como Rosário do Sul/RS, Dom Pedrito/RS e Bagé/RS.
Outros estados da Região também terão aumento de nuvens ainda pela manhã, especialmente no leste de Santa Catarina e Paraná, incluindo Florianópolis/SC e Curitiba/PR. Enquanto isso, o sistema segue avançando lentamente pelo Rio Grande do Sul, provocando chuvas na Campanha e no sul do estado.
À tarde, algumas aberturas de sol surgem na Serra Gaúcha. Já na região metropolitana de Porto Alegre/RS, as chuvas chegam por volta da metade da tarde, podendo ocorrer com intensidade moderada e gerando transtornos, como alagamentos.

As pancadas atingem Porto Alegre/RS com maior força, acompanhadas de descargas elétricas. Ao longo das horas seguintes, a intensidade diminui, mas a chuva permanece na capital e áreas próximas, podendo causar lentidão no trânsito.
À noite, a frente fria segue em direção aos demais estados da Região, mas não deve provocar chuvas intensas fora do Rio Grande do Sul. A previsão é de aumento da nebulosidade no oeste do Paraná e em Santa Catarina, com chuva chegando apenas no sábado (22).

Os acumulados previstos são baixos na maior parte da Região: cerca de 4 mm em Uruguaiana/RS e 2 mm em Santa Maria/RS. Perto de Porto Alegre/RS, os valores sobem um pouco: 10 mm em Dom Feliciano/RS e até 15 mm na capital.