Nova frente fria e alertas de chuvas intensas e de tempestades para 15 estados nesta segunda, 15

Chuvas continuam a atingir o Brasil de forma intensa e uma nova frente fria chega ao país nesta segunda-feira, 15. Confira a previsão e os alertas.
Após chuvas volumosas e tempestades nos últimos dias no Sul e no Sudeste do Brasil, as chuvas continuam a deixar em alerta boa parte do Brasil nesta segunda-feira (15). Há alertas de chuvas intensas e de tempestades para 15 estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) traz alertas amarelo e laranja de chuvas intensas conforme a distribuição do mapa abaixo. Para o Rio Grande do Sul, a aproximação da frente fria favorece a ocorrência de tempestades.

A seguir trazemos os detalhes da previsão do tempo e os períodos de maior potencial e risco das chuvas intensas das tempestades.
Segunda-feira: 15 estados sob alerta
No período da manhã, a nebulosidade se distribui pelo Brasil, com chuvas pontuais ocorrendo no centro-norte e oeste do Paraná e na região de divisa com o estado de São Paulo. Entre as regiões Norte e Centro-Oeste, há previsão de chuvas pontuais de até moderada intensidade.
Os alertas da segunda-feira (15) se concentram entre o meio da tarde e o início da noite na maioria dos estados. As instabilidades começam a se desenvolver e deixam alertas de chuvas intensas e de tempestades pontuais:
- Rio Grande do Sul: todas as regiões;
- Paraná: norte e noroeste;
- São Paulo: todas as regiões;
- Minas Gerais: todas as regiões;
- Rio de Janeiro: todas as regiões;
- Espírito Santo: sul;
- Mato Grosso do Sul: centro, norte, sul e leste;
- Mato Grosso: todas as regiões;
- Goiás: todas as regiões;
- Acre: todas as regiões;
- Amazonas: praticamente todo o estado, com exceção da porção norte;
- Pará: praticamente todo o estado, com exceção da porção norte;
- Rondônia: todas as regiões;
- Amapá: norte;
- Tocantins: sul e norte.
No período da noite, as chuvas perdem intensidade, mas algumas áreas continuam a receber chuvas de moderada a forte intensidade acompanhadas de trovoadas, como a região do Triângulo Mineiro e o sul de Minas Gerais, áreas do Rio de Janeiro e de São Paulo que fazem divisa com o território Mineiro, entre o Oeste e região Central do Rio Grande do Sul e entre o norte do Mato Grosso e o sul do Amazonas.

Devido ao avanço da frente fria, uma virada do tempo em Santa Catarina e no sudoeste e oeste do Paraná, com o risco de tempestades, que podem ocorrer com severidade entre a noite e a madrugada da terça-feira (16).