Nova frente fria chega ao Brasil nessa semana

Nessa semana apesar de uma frente fria passar pelo país, não há previsão de grandes acumulados, somente aumento da nebulosidade e manutenção do frio.

Frente fria provoca aumento da nebulosidade e pouca chuva nessa semana.

Nesta segunda-feira (13) o predomínio é de tempo seco e ensolarado em todo o Centro-Oeste e boa parte das regiões Sul e Sudeste, com temperaturas mais elevadas e sensação mais agradável. Devido à circulação dos ventos que transportam umidade do oceano para o continente, a previsão é de bastante nebulosidade na faixa litorânea que vai do norte de SC até o RJ, com variação da concentração de nuvens ao longo do dia e chuva fraca somente nos estados de SP e do RJ. As temperaturas não se elevam muito e a sensação é de frio no decorrer do dia.

No norte de MG e no meio leste da BA, a atuação de uma frente fria, contribui para a formação de nuvens e para a ocorrência de chuva fraca, principalmente no leste baiano. A nebulosidade também é maior no TO, na metade sul do PA e no AM, onde previsão de pancadas isoladas na parte da tarde.

Na terça-feira (14) uma frente fria vindo do Uruguai passa a atuar a partir do fim da manhã no RS, provocando chuva moderada a fraca no oeste e sul do estado. À noite o sistema se encontra no norte do estado e, o avanço no decorrer do dia, provoca mais aumento de nebulosidade e ventos do que chuva. As temperaturas voltam a diminuir trazendo de volta a sensação de frio.

Acumulado de precipitação até o meio da semana. Pouca chuva prevista para boa parte do Brasil pelo modelo ECMWF.

Com a mudança da direção dos ventos, a nebulosidade na faixa leste de SC até o RJ diminui bastante e, a partir da tarde, a previsão é de tempo firme e ensolarado. A mesma condição se observa, para todo o dia, nas demais regiões de SC, PR, SP, ES, boa parte de MG e em todo o Centro-Oeste. As temperaturas se elevam ao longo do dia e faz calor na parte da tarde. No nordeste mineiro e no leste da BA, ainda há bastante nebulosidade, com previsão de chuva entre Porto Seguro e Salvador.

Na quarta-feira (15) a frente fria passa a atuar sobre os estados de SC e do PR, provocando, novamente, mais aumento da nebulosidade e ventos do que chuva. A partir da tarde o sol tem mais facilidade para aparecer no interior desses estados e, no leste o tempo segue nublado. No RS o sol volta a aparecer em boa parte do estado, com maior concentração de nuvens nas áreas mais ao norte. No Sudeste, a frente fria provoca aumento da nebulosidade pela manhã no leste de SP e, a partir do fim da tarde, no RJ e no sul de MG. Previsão de chuva fraca e diminuição das temperaturas.

Tendência para o restante da semana

Devido à atuação da frente fria, na quinta-feira (16) a nebulosidade aumenta em boa parte do país, com previsão de chuva moderada a fraca no Centro-Oeste e no Sudeste. Temperaturas baixas e sensação de frio para o Centro-Sul. Na sexta-feira (17) a nebulosidade diminui, mas ainda há bastante umidade e previsão de chuva isolada para o Centro-Oeste. As temperaturas passam a se elevar e a diminuir a sensação de frio.