Neste domingo (14), chuvas e tempestades voltam a atingir o RS, SC e o PR; confira a previsão

O tempo volta a mudar no Sul do Brasil neste domingo, 14. Instabilidades voltam a provocar pancadas isoladas e tempestades nos três estados da Região.

Após a passagem a atuação de massa de ar frio, que trouxe tempo firme em toda a Região Sul nos últimos dias, com o sol surgindo nas áreas do leste depois de dias muito nublados e com chuva fraca, instabilidades voltam a se formar e trazer o risco de pancadas isoladas de até forte intensidade e de tempestades já neste domingo (14) em parte dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

Essa mudança do tempo na Região Sul é o início de uma condição mais úmida que vai persistir até a segunda-feira (15), com chuvas pontuais também no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.

A seguir trazemos os detalhes da previsão do tempo para este domingo, 14 de setembro.

Previsão do domingo para a Região Sul

Na madrugada deste domingo (14), instabilidades já começam a se formar na Argentina e se deslocam em direção ao Rio Grande do Sul. Assim, as primeiras pancadas isoladas e trovoadas ocorrem no Oeste, oeste da Campanha e nas Missões.

No início da manhã, um núcleo de tempestades pode se formar entre a Campanha e a região Central do Rio Grande do Sul, trazendo alertas para chuvas intensas, rajadas de vento e possível queda de granizo. Enquanto isso, pancadas atingem a região das Missões Gaúchas e o extremo oeste de Santa Catarina.

No decorrer da manhã, as instabilidades continuam intensas e começam a migrar para o norte do Rio Grande do Sul. Alerta de pancadas para a Campanha e de tempestades na região Central e porção sul da Região Norte. Em Santa Catarina, as chuvas pontuais continuam no oeste do estado e passam a ocorrer no sudoeste do Paraná.

previsão do tempo Região Sul
Período da manhã com risco de tempestades pontuais sobre o Rio Grande do Sul.

No fim da manhã, pancadas de forte intensidade ainda atingem a região Central e as chuvas se tornam mais abrangentes no norte do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, chuva fraca e isolada é prevista no meio-oeste. No Paraná, chuva fraca e isolada acontece entre o sul e o sudoeste do estado.

No período da tarde, o potencial de chuva diminui no Rio Grande do Sul e chove somente de forma pontual no norte do estado. Em Santa Catarina, as chuvas acontecem de forma isolada, mas pancadas de até forte intensidade podem ocorrer entre o oeste e a porção central. No Paraná, pancadas de moderada intensidade atingem o sul do estado.

previsão do tempo
Acumulado de precipitação até a segunda-feira, 15 de setembro.

No restante do dia, a partir do fim do da tarde, não há potencial de chuvas na Região Sul, com tempo firme predominando em todos os estados.

A previsão é de retorno das chuvas no início da manhã de segunda-feira (15) na metade oeste do Rio Grande do Sul. Ao longo do dia, as chuvas ganham intensidade e se espalham pelo território gaúcho. As instabilidade atingem o oeste de Santa Catarina e a porção sul do Paraná a partir da tarde.