Nesta segunda e terça-feira mais de 40°C na Região Sul: INMET emite alerta vermelho de grande perigo para onda de calor

O calor persiste sobre o Sul do Brasil trazendo temperaturas acima dos 40°C para esta segunda e terça-feira. INMET emite alerta de grande perigo para grande parte do estado gaúcho.
Nos últimos dias uma onda de calor tomou conta dos estados do Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), neste final de semana algumas cidades gaúchas registraram temperatura máxima acima dos 39ºC.
As quatro cidades mais quentes do Brasil neste domingo (09):
- Quaraí - 40,6°C
- Santiago - 40,1°C
- Uruguaiana - 39,6°C
- Novo Hamburgo - 39,2°C
Ainda de acordo com o INMET, inúmeras cidades do Paraná e de Santa Catarina estão registrando temperaturas muito altas. Exemplos de Guaira, no oeste paranaense, que registrou neste domingo (09) máxima de 37,1°C, e Araranguá, no sul de Santa Catarina, o termômetro superou os 34°C.

O início da semana será com temperaturas muito elevadas sobre a Região Sul e que podem ultrapassar a casa dos 42°C nesta segunda (10) e terça-feira (11). Desta maneira, foi emitido alerta vermelho para temperaturas 5°C acima da média, abrangendo praticamente todo o estado gaúcho.
Onda de calor toma conta do Sul do Brasil neste início de semana
A presença da onda de calor sobre o Sul do país pode gerar novos recordes de temperatura neste início de semana. Para esta segunda-feira (10) os termômetros podem chegar a marca dos 43°C no oeste do estado gaúcho, cidades como São Borja, Alegrete e Uruguaiana já estão na lista de grande perigo do INMET.
Outras cidades da Região Sul se encontram sob alerta laranja de altas temperaturas, a capital Porto Alegre tem previsão de máxima variando entre 37°C e 39°C na tarde desta segunda-feira (10). Partindo para o estado catarinense, a porção sul de Santa Catarina também irá sofrer com as temperaturas elevadas desta segunda-feira (10), em Criciúma, por exemplo, as temperaturas variam entre 19°C e 34°C.

Quem acreditou que o Paraná iria escapar do calorão está enganado. A previsão indica que todo o estado deverá registrar temperaturas entre 27 e 37°C. A região mais afetada será próxima à divisa com o Paraguai, onde os termômetros poderão superar a casa dos 36°C.
Por outro lado, a partir da divisa entre os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul se alongando pode toda a faixa central do estado catarinense e chegando ao interior do Paraná as temperaturas mínimas ficam variando entre 16 e 18°C. Na própria capital paranaense a mínima prevista para esta terça-feira (11) é de 17°C.
À medida que o período da tarde vem chegando as temperaturas disparam no sul do Rio Grande do Sul, na hora do almoço já há previsão de cidades batendo a marca dos 40°C. As atenções deverão ficar voltadas para Santa Maria, Uruguaiana, Novo Hamburgo, Alegrete, Dom Pedrito e outras cidades da Campanha Gaúcha, do Oeste e do Centro do estado.

O pico das altas temperaturas deverá ocorrer entre as 14 e 15 horas, onde as áreas que devem ficar em estado de alerta vão alcançar os 42 e até mesmo 43°C. Nem mesmo a capital Porto Alegre irá escapar do calor da terça-feira (11), máxima prevista de 41°C.
Todo o estado catarinense também está na lista de alertas do INMET, na região as temperaturas variam entre 31°C em Imbituba e dos 39°C em Braço do Norte e Blumenau. No Paraná, apesar do calor extremo, ao comparar com os outros estados do Sul, o estado tem previsão de temperaturas um pouco mais baixas, não superando os 37°C de Foz do Iguaçu.