Nas próximas horas, frio intenso avança pelo estado de São Paulo e traz queda de até 17°C; confira

Nesta segunda-feira, tempestades severas estão se formando em todo o estado de São Paulo. Na sequência, uma massa de ar frio muito intensa avançará pela região, fazendo as temperaturas caírem até 17°C em alguns municípios.
- Mais informações: Onda de frio atinge o Brasil na primeira semana da primavera
Nesta segunda-feira (22), muita nebulosidade, chuvas significativas e intensas rajadas de vento tem se formado em todo o estado de São Paulo, devido ao avanço de uma frente fria pelo Brasil.
Além disso, a Defesa Civil de São Paulo também emitiu alertas severos de temporais com rajadas de vento. A tendência, ao longo do dia, é que essas tempestades continuem se formando em todo o estado paulista. Há risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, destelhamentos, alagamentos e enchentes.

Já nesta terça-feira (23), as chuvas se dissiparão no estado, embora chuva fraca ainda possa se formar no litoral sul, na região metropolitana da capital e no Vale do Paraíba. Ainda assim, essa frente fria está marcando uma virada brusca no tempo - Já que faziam mais de três meses que São Paulo não registrava chuvas tão intensas.
Temperaturas caem e frio retorna a São Paulo
Após a passagem das tempestades, no entanto, o destaque fica para uma massa de ar frio que avançará pelo estado e fará as temperaturas caírem de maneira pronunciada ao longo de toda essa semana.
O INMET também emitiu alertas de queda de temperaturas para São Paulo, trazendo possíveis riscos à saúde devido a um declínio maior que 5°C que já será sentido a partir desta terça-feira (23) e continuará ao longo da semana.

No último domingo (21), por exemplo, diversos municípios paulistas registraram temperaturas máximas acima dos 37°C, como Presidente Prudente, Rancharia e Iguape. Em Bertioga, a máxima chegou a um valor severo de 38,9°C, de acordo com registros de estações do INMET.
Já nesta terça-feira (23), no entanto, os termômetros em Bertioga e Iguape não chegarão nem a 22°C, de acordo com as previsões mais recentes - o que indica uma queda brusca de até 17°C nas temperaturas máximas. Nos outros municípios mencionados, as máximas giram em torno de 26°C - sinalizando uma queda de mais de 10°C.

Na cidade de São Paulo capital, as temperaturas máximas cairão para 16°C até quinta-feira (25). Alguns dias depois, no sábado (27), as temperaturas mínimas chegam a 9°C durante a madrugada.
Isso indica que o frio desta semana será muito pronunciado em todo o estado de São Paulo, inclusive na região metropolitana da capital, trazendo um início anômalo para a Primavera de 2025 - que costuma ser uma estação mais quente.