Mudança de padrão: chuvas voltam a ocorrer no Brasil Central e no SE

Uma mudança de padrão já vem se estabelecendo e no fim de semana há previsão de chuvas onde não chove há meses nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Confira a previsão para o fim de semana.

chuvas, primavera, tempestades
Um padrão mais úmido vem se observando no centro-norte do país, com chuvas prevista para parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Nesta sexta-feira (26) uma padrão mais úmido se estabeleceu pelo país. Mesmo a precipitação não ocorrendo de forma abrangente, já se trata de um ótimo indicativo para esta primavera, principalmente se comparado com o mesmo período de 2020.

satélite
Imagem de satélite do infravermelho, com realce de temperatura de brilho, que evidencia nuvens altas ou com desenvolvimento vertical (nuvens de tempestades).)

Essa condição ganha força no fim de semana com pancadas, que podem acontecer na forma de tempestades, ocorrendo em áreas das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, que não registram precipitação há meses.

Sábado: pancadas isoladas e risco de tempestades da Região Norte até o Sudeste

Na manhã do sábado (25), instabilidades provocam pancadas intensas no estado do Amazonas, no Acre e no norte de Rondônia. Na porção central do Pará, do Piauí e no norte do Tocantins, as chuvas ocorrem com menor intensidade e forma mais isolada.

Tempo instável também em boa parte do leste do país, com ventos de leste transportando umidade e deixando o tempo nublado e com chuva fraca do sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. Na Região Sul e no centro-leste e sul de São Paulo, uma baixa pressão contribui para a formação de uma região cavado, o que também deixa o tempo nublado e com ocorrência de chuva fraca e isolada no sul do Rio Grande do Sul e no centro-leste paulista.

No período da tarde, instabilidades começam a se desenvolver e se espalhar por parte do Centro-Oeste e do Sudeste. A partir de meados da tarde pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de tempestades, atingem o centro-norte e leste do Mato Grosso, o estado de Goiás, o norte e leste de São Paulo, o sul de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro. Na Região Norte, as chuvas ocorrem com maior abrangência e nas mesmas áreas. Já no Nordeste o tempo firme predomina, com tempo nublado e chuva fraca somente na porção leste.

Domingo: pancadas mais intensas no Centro-Oeste e no Norte

No domingo (26), manhã com bastante nebulosidade e pancadas isoladas no Amazonas, Pará e no norte do Tocantins. Entre o norte de Goiás, o leste do Mato Grosso e o sul do Tocantins, há a possibilidade de pancadas na forma de tempestades. No Nordeste, tempo nublado e com chuva fraca em toda a faixa leste. Já no Sudeste, o tempo segue firme.

alerta tempo severo
Pancadas isoladas com risco de tempestades ainda ocorrem a partir de meados da tarde de domingo.

No período da tarde, novamente as instabilidades se desenvolvem e há risco de tempestades no norte do Mato Grosso do Sul, sul, leste e norte do Mato Grosso, no Tocantins e no sul do Pará. No estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, há previsão de pancadas isoladas e não se descarta a ocorrência de tempestades localizadas.