Forte mudança vai trazer muita chuva ao Brasil até o início de novembro; estes são os estados mais atingidos

A formação de um ciclone e sua frente fria trará chuvas muito significativas para o Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país ao longo dos últimos dias de Outubro, além de uma queda acentuada das temperaturas.

Previsão de ventos, pressão, nebulosidade e chuva no final da quarta-feira.
Previsão de ventos, pressão, nebulosidade e chuva no final da quarta-feira mostra um ciclone extratropical se aprofundando sobre o Oceano Atlântico, com centro na altura da região Sul.

Ao longo desta quarta-feira (29), um ciclone extratropical irá se formar no Oceano Atlântico, com centro na altura da região Sul. Sua frente fria associada atuará especialmente na região Sudeste do país, ocasionando a formação de tempestades e chuvas intensas em diversos estados.

Há risco de tempestades severas em todos os estados da Região Sudeste (SP, RJ, MG e ES) ao longo dos últimos dias de Outubro, devido à formação deste ciclone e sua frente fria associada.

Já nesta quinta-feira (30), o sistema frontal causará chuvas fortes sobre a região Sudeste. Praticamente todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, grande parte de Minas Gerais (exceto o noroeste e norte do estado, em municípios mais próximos da Bahia) e sul do Espírito Santo serão atingidos por tempestades fortes.

Previsão de probabilidade de chuvas na quinta-feira durante a tarde (esquerda) e noite (direita).
Previsão de probabilidade de chuvas na quinta-feira durante a tarde (esquerda) e noite (direita) mostra o sistema frontal causando chuvas em todos os estados do Sudeste ao longo do dia.

Ao longo da sexta-feira (31), último dia de Novembro, pancadas de chuva ainda podem se formar nestas mesmas regiões atingidas pelas chuvas na quinta-feira, fazendo com que os últimos dias de Outubro sejam muito chuvosos na região Sudeste. Os estados mais atingidos serão SP, sul de MG e RJ.

Ao total, os acumulados de chuva giram entre 100 e 200 mm de chuva em alguns municípios, com rajadas de vento que podem chegar a velocidades entre 50 e 70 km/h. Isso pode ocasionar cortes no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, enchentes e alagamentos.

A passagem do sistema organizará a circulação dos ventos e da umidade de maneira a deixar a atmosfera bastante instável também durante o próximo sábado (1) e domingo (2), os primeiros dias de Novembro, quando tempestades ainda podem continuar se formando em todo o Sudeste.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final do domingo.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final do domingo ilustra as regiões que serão mais afetadas pela chuva ao longo dos últimos dias de outubro e primeiros dias de novembro.

Em particular, vale mencionar que pancadas de chuva também podem se formar ao longo dos próximos dias em grande parte da região Centro-Oeste; e durante o final de semana, tempestades significativas também voltam a se formar com grande frequência no Paraná e no Mato Grosso do Sul.

Além das tempestades, frio retorna para o país

Vale notar ainda que, além das tempestades e chuvas fortes que serão registradas ao longo dos próximos dias, uma massa de ar frio intensa vai avançar pelo país, fazendo as temperaturas caírem novamente.

Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa na quinta-feira durante a noite.
Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa na quinta-feira durante a noite mostra a abrangência da massa de ar frio, que fará as temperaturas caírem no centro-sul do Brasil.

Já entre a terça-feira (28) e a quarta-feira (29), essa massa de ar frio avançará por toda a região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), chegando também a uma boa parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, incluindo São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e extremo sul do Mato Grosso e de Goiás.

Embora as temperaturas caiam bastante, chegando a valores abaixo dos 10°C nas serras gaúcha e catarinense, NÃO há previsão de ocorrência de geadas tardias.

Graças à isso, além das chuvas expressivas, tudo indica ainda que o final do mês de Outubro e o início de Novembro serão acompanhados ainda de uma nova onda de frio que atingirá todo o centro-sul do país, conforme ilustrado na figura acima.