Intensa massa de ar quente se espalha pelo Brasil e as temperaturas ficam próximas dos 40°C em várias localidades!

O ar quente se intensifica no centro-norte do Brasil. A presença de uma frente fria no Rio Grande do Sul favorece o transporte de ar quente por boa parte do país. Como resultado: temperaturas próximas dos 40°C em várias localidades!

onda de calor
Massa de ar quente ganha intensidade e se espalha pelo Brasil, trazendo calor fora de época para muitas localidades. As temperaturas atingem os 40°C!

Em pleno inverno, temperaturas de quase 40°C estão previstas para parte do Sudeste e acima dos 30°C na Região Sul. Já no centro-norte do Brasil, não é incomum observar nos meses de agosto e setembro temperaturas acima dos 35°C. No entanto, o que chama a atenção é a intensidade do evento de calor e sua abrangência, atingindo todas as regiões do Brasil.

Devido à ausência de uma massa de ar frio ou de origem polar com grande amplitude no seu avanço, ou seja, que, além da Região Sul e do leste do Sudeste, atinja também o Centro-Oeste e até mesmo parte da Região Norte, como foi observado nos últimos dois anos, as temperaturas no centro-norte conseguem atingir máximas mais elevadas, ainda mais com o aumento gradativo da incidência solar que é mais perceptível a partir do mês de agosto.

temperaturas agosto
Temperatura máxima média para o mês de agosto segundo o padrão climatológico de 1991-2020.

Assim, com vários dias com sistemas frontais e massas de ar frio restritas à Região Sul, ao estado do Mato Grosso do Sul e ao leste do Sudeste, uma massa de ar quente acaba por se formar e ganhar intensidade no restante do Brasil. Esse padrão também favorece a atuação por mais tempo de ventos de quadrante norte, que transportam o ar mais quente para o centro-sul do país, aumentando, assim, as temperaturas em boa parte das regiões Sul e Sudeste. É exatamente esse padrão que será observado nesta semana.

A seguir trazemos mais detalhes e o comportamento das massas de ar e das temperaturas máximas ao longo da semana.

Calor anômalo atinge todas as regiões do Brasil

Nesta segunda-feira (21), o ar quente ainda fica mais restrito ao centro-norte do Brasil, com temperaturas amenas em boa parte da Região Sul e no leste do Sudeste. No estado do Mato Grosso, no sul do Pará e no interior do Nordeste, as máximas já podem chegar aos 38 e 39°C. No interior do estado de São Paulo, de Minas Gerais e no norte do Paraná, o calor será determinado por temperaturas de até 28 e 33°C.

É a partir da terça-feira (22), que o escoamento de norte é intensificado e o transporte do ar mais quente para o Sul do Brasil acontece até o Rio Grande do Sul. Isso acontece em virtude da atuação de uma frente fria que avança pelo centro-leste do território gaúcho. Vale ressaltar que esse cenário aumenta o risco de tempestades.

Já no período da manhã antes dos eventos de precipitação, o Rio Grande do Sul pode registar temperaturas próximas aos 30°C. Isso não é exclusividade dos gaúchos! No oeste de Santa Catarina, no norte e oeste do Paraná, no sul do Mato Grosso do Sul e no centro-leste de São Paulo, incluindo a região capital, por volta das 12:00 as temperaturas variam de 27 a 30°C. Nesse horário, a região centro do Brasil já traz temperaturas de 32 a 39°C!

Por volta do meio da tarde, quando as máximas são comumente registradas, as temperaturas no leste de São Paulo e no norte do Paraná atingem os 30°C. Agora caminhando para o norte, os termômetros registram valores cada vez mais elevados, com 34 e 35° no norte paulista e região do Triângulo Mineiro e de até 40°C na região de Cuiabá. No Tocantins, interior do Nordeste e do Pará, as máximas variam de 37 a 39°C.

calor
Temperaturas máximas previstas para a quarta-feira, segundo o modelo ECMWF.

Enquanto a frente fria não consegue chegar ao leste da Região Sudeste, o empoçamento do ar quente continua no Sudeste, norte do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul. Assim, na quarta-feira (23), as máximas chegam aos 33 e 34°C no norte do Paraná, no centro-leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais. A partir do Triângulo Mineiro e do norte de São Paulo, as temperaturas variam dos 37 aos 40°C, com exceção da região do Planalto Central, que fica em 33°C.

Na quinta-feira (24), o calor continua e as temperaturas aumentam em torno de 1°C na média. No entanto, uma mudança já começa acontecer com o avanço da frente fria, que traz tempestades para a Região Sul e mais para o período da noite no leste e sul de São Paulo. O sistema frontal consegue avançar mais durante a sexta-feira (25), aumentando o risco de tempo severo para o leste do Sudeste. Com isso, uma massa de ar frio, que já atua em parte do Sul, passa a afetar também boa parte do centro-sul nos próximos dias.