Índice de calor extremo volta a disparar nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste na próxima semana
Enquanto o Sul do Brasil comemora a chegada de uma frente fria que trará alívio após um Fevereiro escaldante, o cenário será oposto em parte do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

A atuação de uma frente fria deve aliviar o calor no Sul do Brasil a partir do dia 08 de Março, mas as temperaturas estarão muito elevadas no Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste na próxima semana. As projeções indicam calor extremo, com máximas que podem estar entre as mais altas já registradas nessas regiões para esta época do ano.
O índice de previsão extrema (EFI) do modelo ECMWF reforça a gravidade da situação, apontando parte do Brasil como o lugar com o calor mais fora do comum do mundo. Confira os detalhes!
Previsão de calor extremo nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste
O EFI do modelo ECMWF indica que, entre os dias 10 e 17 de Março, as temperaturas na área que abrange a área limítrofe entre Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste estarão entre as 1% mais quentes já registradas na história climatológica dessas regiões, para esta época do ano.
Este indicador mede o quão anormal uma previsão do tempo é em comparação ao padrão climático da área analisada. Ele identifica eventos extremos e incomuns, sendo dividido da seguinte forma:
- EFI entre 0.5 e 0.8: condição "incomum";
- EFI acima de 0.8: evento "muito incomum" ou "extremo".
A imagem abaixo mostra duas informações: à esquerda, o EFI para a temperatura média entre os dias 09 e 12 de Março e, à direita, o EFI para a temperatura máxima na terça-feira (11).

As áreas destacadas em laranja e vermelho, dentro dos contornos em preto, mostram as regiões onde o índice alcança valores acima de 0,8 e, portanto, indicando valores extremos de temperatura.
Quais serão os lugares mais afetados?
Os estados afetadas pelo calor extremo na semana entre 10 e 17 de Março serão:
- Minas Gerais
- São Paulo
- Espírito Santo
- Rio de Janeiro
- Bahia
- Piauí
- Goiás
- Mato Grosso do Sul
Na terça-feira (11) o EFI será o mais alto do mundo para essas regiões. As temperaturas máximas previstas pelo ECMWF para este dia são mostradas no mapa abaixo.

As máximas podem alcançar os 40°C em lugares como Minas Gerais, Goiás, Bahia, São Paulo, mas também no norte do Paraná e no Mato Grosso do Sul. A maior parte da região afetada pelo calor extremo terá temperaturas máximas acima dos 34°C na terça-feira (11).
Temperaturas mais extremas do mundo
Embora o EFI aponte que o Brasil estará entre as temperaturas mais extremas do mundo nos próximos dias, isso não significa necessariamente ter as maiores temperaturas absolutas. Na meteorologia, um evento extremo é definido com base na climatologia local, ou seja, no que é comum para aquela região e época do ano.
Por exemplo, uma temperatura máxima de 33°C em São Paulo capital pode ser considerada extrema, pois representa 5 graus acima da média histórica para temperaturas máximas de Março, que é de 28°C de acordo com o INMET.
Já em Boa Vista (RR), esse valor de 33°C estaria abaixo da média máxima de 34,7°C para Março, tornando-o menos significativo. Ou seja, o que torna um evento extremo não é apenas o valor absoluto, mas o quão fora do padrão ele está para aquela região e época do ano.