Frio se espalha pelo Centro-Sul e tempo vira no leste do Sudeste

Nos próximos dias o frio ganha intensidade no Centro-Sul do país, sendo mais intensa na Região Sul. No Sudeste, além da queda das temperaturas, há previsão de chuvas de até moderada intensidade no leste paulista e no Rio de Janeiro.

frio, chuva, geada
Massa de ar polar intensifica o frio na Região Sul e derruba as temperaturas em parte do Sudeste. Há previsão de chuva forte para SC, PR e SP.

No início desta semana uma frente fria passou a atuar sobre o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, porém provocando mais aumento da nebulosidade do que chuva. No período de 48 horas, os acumulados não passaram dos 20 mm no leste e gaúcho, no sul e oeste catarinenses.

Com o avanço da frente fria, uma massa de ar polar começou a ingressar de sudoeste da Região Sul, contribuindo para a queda das temperaturas e para uma madrugada bastante fria.

Ao longo desta quarta-feira (12), a massa de ar polar avança pelo Centro-Sul derrubando as temperaturas, enquanto que a frente fria muda o tempo no leste paulista e no Rio de Janeiro a partir do fim do dia. Há previsão de chuva mais intensa entre o norte de Santa Catarina, o Paraná e o sul paulista.

O avanço da massa de ar polar e a intensidade das chuvas

Como já comentado, a massa de ar polar inicia o seu avanço pela Região Sul nesta quarta-feira (12), proporcionando um dia frio e ensolarado em boa parte do Rio Grande do Sul, com céu nublado no norte e nordeste do estado pela manhã.

Em Santa Catarina e no Paraná, as temperaturas também ficam baixas, porém o dia fica nublado em todas as regiões desses estados, com ocorrência de chuva fraca a moderada no nordeste catarinense e no centro-leste do estado paranaense. As chuvas mais intensas ocorrem a partir do meio da tarde se estendendo também para o norte do Paraná e sul de São Paulo. No Mato Grosso do Sul, frio somente para as áreas do oeste e sul, com tempo nublado e sem chuva em boa parte do estado a partir da tarde.

A frente fria no período da noite já atua no leste paulista levando potencial de chuvas de moderada a forte intensidade. No fim da noite e início da madrugada, o sistema provoca chuva de menor intensidade no Rio de Janeiro. Destaque também para a incursão do ar frio e para a noite gelada em todo o estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e território fluminense.

Na quinta-feira (13), a massa de ar polar deixa o tempo frio e ensolarado em boa parte da Região Sul, com tempo nublado somente no leste do Paraná. No Sudeste, o frio também é destaque no oeste, sul e leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Centro-Sul de Minas Gerais e no Espírito Santo. No entanto, também há previsão de chuva fraca ao longo do dia no litoral paulista, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

Na sexta-feira (14), o ar seco e frio se espalha pelo Centro-Sul proporcionando um dia frio, com manhã e noite geladas em toda a Região Sul, estado de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Mato Grosso do Sul. Os ventos de sul também provocam frio desde o Espírito Santo até o sul e leste da Bahia.

Devido à circulação de leste, há maior concentração de nuvens em toda a faixa leste que vai do norte de Santa Catarina até o leste baiano.