Frio nas regiões S e SE e risco de chuvas volumosas em SP, MG e no RJ

Tempo instável e frio se mantém na costa leste do país com risco de chuvas volumosas em parte do leste paulista e no Rio de Janeiro. Tempo seco e quente se mantém nas regiões N e CO.

Tempo instável se mantém em praticamente toda a faixa leste do país.

Nos próximos dias a frente fria, juntamente com a presença de um cavado, que provocaram chuva e favoreceram o escoamento dos ventos e transporte de fumaça desde Rondônia e a Bolívia até o estado de São Paulo, se encontra mais afastada no oceano agindo de forma costeira no estado da Bahia. Assim, o escoamento da Região Amazônica será interrompido.

Com o deslocamento do sistema frontal, a massa de ar polar que derrubou as temperaturas no Centro-Sul, também se encontra mais deslocada em direção ao oceano, o que mantém o escoamento do ar mais frio em direção ao continente e favorece o transporte de umidade para o a faixa leste que vai do norte do Rio Grande do Sul até a Bahia. Em vista disso, seguimos com a previsão para os próximos dias.

A quinta e a sexta-feira

Na quinta-feira (22), o tempo fica nublado e com ocorrência de chuva fraca desde o nordeste do Rio Grande do Sul até o sul do Bahia, sendo que na região de Porto Seguro chove com moderada intensidade. Previsão de chuva também entre Aracaju e Maceió ao longo do dia. As temperaturas ficam baixas e a sensação é de frio nessa porção do país, incluindo o centro, norte e leste de Minas Gerais. Já no Centro-Oeste, norte e centro-oeste paulista e norte do Paraná, a sensação é de bastante calor.

Na parte da tarde há previsão de mudança na Região Sul. Por volta da metade do período, a presença de uma região de cavado, contribui para o aumento da nebulosidade e para a previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, durante a noite e madrugada, no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.

Na sexta-feira (23), a região de cavado se desloca para o estado de São Paulo e, além de manter o tempo nublado, provoca chuva volumosa pela manhã no leste paulista, trazendo potencial para transtornos na região metropolitana de São Paulo. A partir do meio da tarde, as chuvas intensas atingem o Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e a região metropolitana de Belo Horizonte.

Na Região Sul o tempo fica nublado no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e na porção central, norte e leste do Paraná, com previsão de chuva fraca ao longo do dia nas áreas mais ao leste. Os ventos de sul ganham intensidade e as temperaturas diminuem no Centro-Sul, aumentando a sensação de frio, principalmente na Região Sul. No leste do Nordeste, tempo nublado em todo o leste baiano e tempo firme nos demais estados. Previsão de chuva ao longo do dia na região metropolitana de Salvador e no norte da Bahia.