Frente fria vai chegar ao Sudeste neste fim de semana? Veja como será a mudança do tempo em parte da região
O fim de semana será marcado por contraste no Sudeste: enquanto o interior segue quente e seco, áreas do leste terão chuva e temperaturas mais baixas.

Uma frente fria vem atuando na região Sul do país, com previsão de volumes extremos de chuva para o Rio Grande do Sul entre sexta-feira (22) e domingo (24). A frente fria não chegará à região Sudeste durante o fim de semana, mas o escoamento dos ventos relacionados a este sistema irá favorecer a formação de uma região de baixa pressão atmosférica na costa, entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Os ventos do quadrante sul e sudeste vão aumentar a nebulosidade e trazer chuva para a faixa leste da região Sudeste - contrastando fortemente com o interior. Confira como será o tempo no fim de semana.
Sábado: temperaturas elevadas e umidade relativa baixa
O sábado (23) será de sol entre nuvens na região Sudeste, intercalando períodos nublados com períodos de sol. À partir da tarde a nebulosidade aumenta significativamente, mas a chuva se restringe apenas ao litoral do Espírito Santo durante a madrugada.
As temperaturas mínimas serão amenas no sul de Minas Gerais e nas áreas mais elevadas de São Paulo e Rio de Janeiro, podendo fazer 10°C. Já no interior de São Paulo o amanhecer será abafado, com os termômetros marcando 23°C na região de Araçatuba (SP), onde, à tarde, a máxima pode ultrapassar os 36°C.

Em São Paulo capital os termômetros vão ultrapassar os 30°C mais uma vez, podendo alcançar até 32°C. Nas demais capitais, as máximas ficam em torno dos 28°C.
Apesar do aumento da nebulosidade, o alerta é de umidade relativa baixa, especialmente no estado de São Paulo. Exceto pela faixa litorânea, nas demais áreas a umidade relativa fica abaixo de 20%, um valor considerado crítico.

No interior de São Paulo a umidade será de apenas 12% e 18% na capital paulista, contrastando com 80% de umidade no litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Domingo: chuva em São Paulo
No domingo (24) uma região de baixa pressão atmosférica se forma na costa. Os ventos de sul relacionados a este escoamento trazem umidade do oceano em direção à faixa leste de São Paulo. A nebulosidade e a umidade relativa aumentam, com possibilidade de chuva fraca ao longo de todo o dia, mas os acumulados não serão significativos.

Essa condição não deixa as temperaturas máximas subirem muito na faixa leste, entre São Paulo e Rio de Janeiro, com máximas na casa dos 23°C. Porém, no interior, o calor continua, com máximas acima dos 30°C em grande parte do Sudeste, sendo que a região de São José do Rio Preto (SP) pode alcançar 36°C.

O alerta de umidade relativa baixa ainda é mantido para o interior do Sudeste, principalmente no oeste de São Paulo e de Minas Gerais, com valores críticos abaixo dosbaixo 20%.

No início da próxima semana a frente fria, de fato, alcançará o leste do Sudeste, causando mais chuvas e queda nas temperaturas. Continue acompanhando as atualizações da previsão do tempo e saiba o que esperar.