Frente fria provoca chuvas isoladas no Sul e frio aumenta no feriado

A partir desta quarta-feira uma nova frente fria muda o tempo na Região Sul e provoca chuvas isoladas em parte dos três estados. No feriado, uma massa de ar polar se intensifica.

Feriado Corpus Christi
Fraca frente fria avança pela região nesta quarta-feira. Massa de ar polar atua no feriado de Corpus Christi.

Uma nova mudança está prevista para a Região Sul. No entanto, desta vez será menos intensa em relação ao evento do último final de semana.

Frente fria provoca mudança na Região Sul, mas não há risco para tempestade ou chuvas intensas.

Uma frente fria avança a partir desta quarta-feira (02) aumentando a nebulosidade em boa parte da Região Sul já pela manhã no leste e norte do Rio Grande do Sul e no oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná. Nas demais áreas o tempo fica firme, com sol entre poucas nuvens. Maior densidade de nuvens somente na região central e oeste do território gaúcho.

A partir da tarde, a nebulosidade fica mais densa no norte do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina, no sul e sudoeste do Paraná, com chuva de fraca intensidade ocorrendo por volta da metade do período. A partir do fim da tarde, o tempo volta a ficar mais firme.

Feriado de Corpus Christi com atuação de massa de ar polar. Um dia de frio e sol em boa parte da Região Sul.

Na quinta-feira (03), feriado de Corpus Christi, a frente fria já se encontra afastada no oceano e uma massa de ar polar passa a atuar em todo o Sul, proporcionando a intensificação do frio e um dia com sol entre poucas nuvens em boa parte da Região. O tempo fica mais fechado apenas no leste catarinense e no Paraná. No fim da tarde uma região de cavado na Argentina e no Paraguai, leva potencial para chuvas isoladas no noroeste gaúcho.

Na sexta-feira (04), a massa de ar polar se desloca para oceano e contribui para o transporte de umidade para a faixa leste que vai do norte do Rio Grande do Sul até o Paraná, onde o tempo fica nublado e frio pela manhã, com abertura a partir da tarde, mas mesmo assim, o sol aparece entre muitas nuvens.

Também como consequência deste afastamento do ar polar, a circulação dos ventos passa a ser de norte no interior da Região Sul, contribuindo para o aumento das temperaturas ao longo do dia e para uma tarde agradável em boa parte da Região, Sensação de calor, somente para o norte gaúcho, oeste de Santa Catarina, oeste, noroeste e norte do Paraná.

Devido à atuação de uma região de cavado, que se forma sobre o Uruguai, favorece o aumento da nebulosidade no centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul a partir do fim da manhã, assim, há previsão de chuva fraca e isolada até meados da tarde.