Frente fria e ar frio no fim de ano: risco de tempestades severas e queda nas temperaturas em boa parte do Brasil

Um sistema frontal avança e, impulsionado por uma massa de ar frio, faz as temperaturas caírem em praticamente todo o país no período do réveillon. Também há previsão de tempestades severas.

O feriado de Natal foi marcado pelo avanço de uma frente fria pelo país, que causou tempestades no Sul e, após sua passagem, uma queda das temperaturas. Agora, em um paralelo incrível, as previsões indicam que o mesmo deve acontecer também durante os últimos dias do ano, afetando o tempo na virada.

Entre esta quarta (27) e quinta-feira (28), pancadas de chuva já estão sendo registradas em grande parte do país - especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas para estas regiões, embora existam exceções: O tempo aberto predomina no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Sul de Minas Gerais.

A partir desta sexta-feira (29), no entanto, o tempo vai mudar. Com a formação de um ciclone e o avanço da sua frente fria associada pelo país, as condições meteorológicas se invertem especialmente na região Sul, posteriormente afetando também o restante do país.

Acumulados de Chuva previstos para o Sul até o dia 01 de janeiro.
Acumulados de Chuva previstos para o Sul até o dia 01 de janeiro mostram acumulados moderados devido à pancadas de chuva que atingem especialmente o Rio Grande do Sul.

Tempestades severas retornam para a região Sul

Nesta sexta-feira (29), há risco de tempestades severas atingindo todos os Estados da região Sul. No início do dia, as tempestades atingem o Rio Grande do Sul e, até o fim do dia, avançam também para Santa Catarina e Paraná. Existe a possibilidade de cortes na energia elétrica, queda de árvores e de objetos altos, alagamentos, deslizamentos de terra e descargas elétricas.

O maior número de ocorrências durante tempestades se dá graças às rajadas fortes de vento e descargas elétricas. Caso seu município seja atingido por tempestades, evite se abrigar debaixo de árvores e coberturas pequenas, como quiosques. Também evite áreas próximas a postes de energia, torres de transmissão e objetos altos como placas e letreiros.

Ainda na sexta-feira (29), as temperaturas caem no Rio Grande do Sul, e os ventos frios da massa de ar polar serão sentidos em todo o Estado gaúcho antes de avançar para as demais regiões - que, neste momento, estarão sofrendo com o calor da pré-frontal, como já foi alertado anteriormente.

Durante o sábado (30), as chuvas se dissipam lentamente em todos os Estados da região Sul, mas o avanço do sistema frontal faz tempestades se formarem com grande intensidade em todo o Sudeste e Centro-Oeste - Padrão que continuará ao longo dos dias seguintes.

As temperaturas também tendem a ficar mais amenas em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo - Em parte devido à nebulosidade intensa, que bloqueia o sol, mas também devido à massa de ar frio, que será percebida em praticamente todo o centro-sul do Brasil durante o próximo fim de semana.

Como fica o tempo no réveillon?

Entre o domingo (31) e a segunda-feira (01), as condições meteorológicas assumem um padrão bem definido e não devem haver grandes variações. As chuvas retornam para o Nordeste, quebrando o tempo seco dos últimos dias, e continuam intensas em uma faixa que compreende o Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Acumulados de chuva totais previstos para o Sudeste e Centro-Oeste até o dia 01 de janeiro.
Acumulados de chuva totais previstos para o Sudeste e Centro-Oeste até o dia 01 de janeiro mostram acumulados que podem chegar perto dos 200 mm em pontos isolados.

Em pontos isolados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul, os acumulados de chuva totais podem chegar a valores próximos dos 200 mm. Há risco de cortes na energia elétrica, queda de árvores e de objetos altos, alagamentos, deslizamentos de terra e descargas elétricas durante a virada de ano.

Nos Estados da região Sul, por outro lado, predomina o tempo aberto e seco, especialmente no Rio Grande do Sul. No Paraná e em Santa Catarina ainda há possibilidade de nebulosidade mais intensa e chuvas fracas, embora não haja risco de tempestades.

Até a segunda-feira (01), as temperaturas continuam caindo em praticamente todo o país, o que significa que esta virada de ano será mais fria que o normal no Brasil. As anomalias de temperatura podem chegar a 9 graus abaixo da média em alguns Estados como o Mato Grosso do Sul.

Mapa de anomalia de temperatura prevista para o dia 01 de janeiro.
Mapa de anomalia de temperatura prevista para o dia 01 de janeiro mostra que valores negativos predominarão em todo o país, o que se traduz em temperaturas mais amenas e abaixo da média.

Em resumo, a virada do ano será predominantemente seca e com tempo aberto na região Sul; enquanto no Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, há previsão de pancadas de chuva que podem ser localmente intensas. Além disso, as temperaturas caem em todo o Brasil.

Para conferir exatamente como o tempo estará no seu município durante este feriado de natal, não deixe de conferir a previsão completa para a sua localidade aqui no site da Meteored | Tempo.com.