Frente fria deixa alerta de chuvas intensas em 6 estados até a próxima terça, 28; veja a previsão
O avanço de uma frente fria deixa 6 estados em alerta para a ocorrência de chuvas intensas até o início da próxima semana. O sistema começa a avançar a partir deste sábado.
- Veja também: Calor de mais de 30°C e se espalha pelo Brasil antes do avanço da frente fria na sexta, 24; confira a previsão

Uma frente fria irá se formar entre a Argentina e o Uruguai no decorrer desta sexta-feira (24). O sistema deverá provocar chuvas intensas nos dois países, com potencial para transtornos. No Brasil, o sistema frontal alcança o estado gaúcho no decorrer deste sábado (25).
Conforme a frente fria avança, chuvas intensas estão previstas para afetar 6 estados brasileiros. Diante disso, alertas meteorológicos serão emitidos até, pelo menos, a próxima terça-feira (28). Veja a lista dos estados com previsão de chuvas intensas:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- Minas Gerais
- Mato Grosso do Sul
Acompanhe as atualizações para mais informações e detalhes sobre a previsão do tempo e o avanço da frente fria a partir deste sábado (25).
Chuvas intensas são previstas neste sábado e domingo
O tempo começa a mudar a partir da tarde de sexta-feira (24) com o aumento de nebulosidade sobre parte da Região Sul. Nas primeiras horas do sábado (25), pancadas de chuva são previstas na Campanha Gaúcha, no Rio Grande do Sul, com possibilidade de trovoadas e descargas elétricas.

Durante todo o sábado (25), a frente fria se organiza, ganha força e avança pelo estado gaúcho, com riscos de chuvas intensas em todo o território e na capital Porto Alegre/RS. Há chances de ventos fortes com rajadas acima de 50 km/h, que podem causar prejuízos.
No domingo (26), as chuvas avançam e passam a alcançar os demais estados do Sul do Brasil e parte do Centro-Oeste. Na madrugada, chuva leve ocorre no norte gaúcho, próximo à fronteira com Santa Catarina, e também há instabilidades isoladas no oeste catarinense, sudoeste do Paraná e faixa oeste do Mato Grosso do Sul.

Na tarde e noite de domingo (26), uma nova rodada de chuvas intensas está sendo prevista para o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, oeste do Paraná e sul e oeste do Mato Grosso do Sul. Nessas regiões, as chuvas intensas podem gerar transtornos, ainda mais se acompanhadas por rajadas de vento e descargas elétricas.
Semana começa com tempo fechado no centro-sul
A segunda-feira (27) terá o avanço da frente fria sobre outros estados. Pela manhã, o aumento de nebulosidade será observado em São Paulo e Mato Grosso do Sul. O dia começa com chuvas intensas no interior do Paraná, próximas a Guarapuava/PR e Palmital/PR, além do sul do Mato Grosso do Sul, perto de Naviraí/MS.

No sul de São Paulo, as chuvas chegam pela manhã, com intensidade entre fraca e moderada. À tarde, as precipitações se espalham pelo Paraná, norte de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Em pontos isolados, há risco de chuvas fortes e alerta para alguns municípios.
Na terça-feira (28), a frente fria mantém chuvas sobre partes da Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Paraná e Santa Catarina podem registrar transtornos devido às chuvas intensas, principalmente no oeste paranaense.

Não permanecendo apenas ali, no Mato Grosso do Sul, há potencial para transtornos no sul do estado, com chuvas intensas, descargas elétricas e ventos fortes o que pode gerar alagamentos repentinos e quedas de energia.
No Sudeste do Brasil, as chuvas vão se concentrar sobre São Paulo e sul de Minas Gerais. Nas duas áreas as chuvas variam de intensidade entre fracas e moderadas e áreas pontuais com chuvas intensas. Na região, também há riscos de descargas elétricas e rajadas de vento.

O acumulado de chuva entre sexta-feira (24) e terça-feira (28) pode ultrapassar 100 mm no sul do Mato Grosso do Sul. No interior do Paraná, os volumes ficam entre 60 e 80 mm, e no interior catarinense, cerca de 40 mm em 96 horas.