Calor de mais de 30°C e se espalha pelo Brasil antes do avanço da frente fria na sexta, 24; confira a previsão

A temperatura sobe no restante desta semana sobre vários estados do Brasil. Os termômetros superam os 30°C nesta quinta e sexta-feira, período que antecede a chegada da frente fria.

    Nos dias anteriores, as temperaturas registradas ficaram até 10°C abaixo da média em algumas partes do Brasil. A massa de ar frio que avançou após a passagem da frente fria derrubou os termômetros e deixou registros de geadas nos pontos mais elevados do Sul e Sudeste do país.

    A quarta-feira (22) ainda amanheceu com temperaturas baixas na Serra da Mantiqueira, nos municípios próximos à divisa entre São Paulo e Minas Gerais, onde registraram-se mínimas próximas de 5°C. No Sul, também fez frio intenso, com termômetros entre 2°C e 5°C em São José dos Ausentes (RS).

    Nesta quinta (23) e sexta-feira (24), as temperaturas máximas tendem a subir e alcançam os 30°C em áreas espalhadas pelo Brasil. O amanhecer, porém, ainda traz mínimas amenas, mantendo a sensação de inverno atrasado.

    Confira agora a previsão do tempo para o restante desta quarta (22), quinta (23) e sexta-feira (24).

    Calor superior a 30°C é previsto para quinta e sexta-feira

    Apesar da presença da massa de ar frio sobre partes do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo Nordeste do Brasil, as temperaturas voltam a subir nos próximos dias, principalmente no período da tarde, quando os termômetros voltam a marcar máximas superiores a 30°C.

    Começando pelo restante desta quarta-feira (22), as máximas variam entre 18°C e 29°C na Região Sul, chegando aos 30°C no oeste paulista. No Centro-Oeste, o calor mais intenso ocorre no noroeste do Mato Grosso do Sul e no sudoeste do Mato Grosso, com máximas entre 34°C e 36°C.

    Temperatura mínima prevista para a manhã desta quinta-feira (23).
    Temperatura mínima prevista para a manhã desta quinta-feira (23), de acordo com o modelo ECMWF.

    A manhã desta quinta (23) e sexta-feira (24) será marcada por temperaturas mínimas baixas, típicas de outono/inverno na Região Sul. Em Uruguaiana/RS, a mínima prevista é de 19°C, enquanto em São Joaquim/SC pode chegar a 8°C. Nos demais municípios, os termômetros variam entre 11°C e 16°C.

    O friozinho também marca presença no Sudeste do país, onde São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro amanhecem com temperaturas abaixo de 15°C, especialmente na Serra da Mantiqueira, com mínimas entre 6°C e 8°C. No oeste paulista e mineiro, as mínimas ficam em torno de 17°C.

    Temperatura máxima prevista para a tarde desta sexta-feira (24).
    Temperatura máxima prevista para a tarde desta sexta-feira (24), de acordo com o modelo ECMWF.

    Mesmo com o frio da manhã, as temperaturas da tarde vão disparar em praticamente todo o centro-sul do Brasil. Amanhã (23), as máximas elevadas se concentram no noroeste do Paraná e no Rio Grande do Sul, variando entre 24°C e 30°C. Em Santa Catarina, as máximas seguem mais baixas, entre 20°C e 27°C.

    Os termômetros já superam os 30°C na tarde de quinta (23). O oeste de São Paulo e de Minas Gerais registrará máximas entre 30°C e 32°C, enquanto no Centro-Oeste, os valores variam entre 30°C (oeste goiano) e 37°C (centro mato-grossense).

    Anomalia de temperatura em 850 hPa na sexta-feira (24).
    Anomalia de temperatura em 850 hPa na sexta-feira (24) mostra a anomalias positivas de temperatura antecedendo a chegada da frente fria na Região Sul..

    Com a aproximação da frente fria, uma frente quente antecedente deve elevar as temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Na tarde de sexta (24), o Rio Grande do Sul pode superar os 30°C, inclusive em Porto Alegre/RS (31°C). Em Santa Catarina e Paraná, as máximas variam entre 23°C e 27°C, mas no noroeste paranaense podem chegar a 33°C.

    O calor toma conta do Brasil Central. No Mato Grosso do Sul, as máximas chegam a 36°C no norte do estado e aos 39°C no oeste mato-grossense. Em Goiás, Minas e São Paulo, o calor persiste, mas as temperaturas não superam 33°C.