Frente fria chega no Sul do Brasil e chuvas aumentam no NE

Nos próximos dias uma frente fria finalmente consegue chegar a Região Sul. No entanto a ZCIT continua a provocar muita chuva no norte do Nordeste.

Frente fria traz chuva e alívio do calor para o Rio Grande do Sul.

A presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no norte do país vem sendo favorecida por dois fatores, pela condição de La Niña e pelas águas mais quentes no litoral norte do Nordeste. Já o tempo mais seco observado no Centro-Sul, é em decorrência da atuação de uma área de alta pressão atmosférica que bloqueia o avanço de sistemas frontais pelo Sul do Brasil.

Previsão para quinta-feira e sexta-feira

O avanço de uma frente fria em direção ao Sul do Brasil, o aumento da intensidade dos ventos de norte ao longo da quarta-feira (11). Assim, durante a noite e madrugada a sensação de calor se manterá em toda a Região Sul, em especial para o RS, onde essa condição será mais evidente.

A previsão é de chuva forte já no início da quinta-feira (12) no Oeste e Sul do estado, com isso, as temperaturas aumenta nas demais áreas do território gaúcho e da Região Sul, com valoresem torno dos 30°C já pela manhã. Somente a partir do meio da tarde que as chuvas começam nas áreas mais centrais e, em Porto Alegre, a chuva chega somente no fim do dia. Nos estado de SC e do PR, o tempo fica firme, ensolarado, com pouca formação de nuvens e temperaturas bastante elevadas.

A mesma condição se observa no MS e em SP, porém na parte da tarde há potencial para pancadas de chuva isoladas no norte desses estados. No restante do Centro-Oeste e do Sudeste, as chuvas ocorrem de forma mais abrangente, sendo os estados do ES e de MG que recebem os maiores volumes.

Previsão do acumulado de chuva de quarta-feira (11) até a sexta-feira (13), segundo o modelo ECMWF.

No Norte e Nordeste, a ZCIT mantém as chuvas volumosas em todo o litoral norte, com alerta para toda faixa que vai de Natal até o estado do AP, em especial para as capitais São Luiz e Fortaleza. No leste do Nordeste os ventos que sopram do oceano ganham de intensidade, aumentando as chuvas desde o sul da BA até o RN, com acumulados mais elevados para entre Porto Seguro e Salvador, e entre Maceió e João Pessoa.

Na sexta-feira (13), o padrão de chuvas do Centro-Norte do país não muda, e ainda são esperados volumes elevados no leste e norte do Nordeste. Já na Região Sul, a frente fria não consegue avançar aos estados de SC e do PR. No entanto, há previsão de chuva mais para o fim do dia para o leste paranaense e, sul e leste de SC, o que provoca uma sensação mais amena.

Já no RS a condição é bem diferente. O tempo fica nublado em todo o estado, com chuva ocorrendo a qualquer hora do dia que diminui de intensidade a partir do meio da tarde. Ao longo do dia a atuação de ventos de quadrante sul, contribui para a diminuição das temperaturas, trazendo uma condição oposta à observada nos dias anteriores, mais amena e até de frio no sul e na serra. As mínimas do dia ocorrem na parte da noite.

Tendência para o fim de semana

No sábado (14) a frente fria finalmente consegue avançar e provocar chuva em SC e no PR, dando alívio no calorão. O estado do MS e todo o Sudeste também são contemplados com as chuvas e pelos ventos de sul que trazem um ar mais frio. No Nordeste as chuvas diminuem de intensidade e, em contrapartida, no Centro-Oeste e Norte, se observa um aumento.

No domingo (15), o tempo fica mais firme no RS e em SC. Já em toda a Região Sudeste e Centro-Oeste, o tempo volta a ficar nublado e com chuva a qualquer hora do dia. No Norte e Nordeste, as chuvas voltam a ganhar intensidade no litoral norte do país.