Frente fria avança, ar frio passa a atuar, mas há mais chuva nesta semana!

Uma frente fria formada no início dessa semana foi responsável pela quebra do bloqueio atmosférico que atuava no Centro-Sul do Brasil, provocando uma virada no tempo brusca no Sul e mudando as condições do tempo em partes do Sudeste e Centro-Oeste.

previsão frente fria
Frente fria provoca uma virada no tempo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil no início dessa semana.

Depois de um final de semana de temperaturas mais quentes e tempo firme, a semana começou com uma grande virada no tempo no Sul do Brasil! Isso porque o padrão de bloqueio que estava atuando sobre o Centro-Sul do Brasil finalmente foi quebrado com a formação de uma frente fria entre a fronteira do Uruguai e a região Sul do Brasil.

Atuação dos Jatos de Baixos Níveis e de uma frente fria provocarão uma verdadeira gangorra de temperaturas na região Sul e parte da região Sudeste ao longo dessa semana.

A mudança de tempo começou nesta segunda-feira (11), quando fortes ventos vindos de noroeste, soprando entre os baixos e médios níveis da atmosfera - os chamados Jatos de Baixos Níveis - causaram fortes rajadas de vento do Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina. As rajadas chegaram a 116 km/h no Vale do Caminhos da Neve e 107 km/h no Morro da Igreja, em Santa Catarina, e 89,7 km/h em São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul.

Além dos fortes ventos, as temperaturas também se elevaram ainda mais pelo Sul, chegando a marca de 30°C em cidades como Porto Alegre e Santa Maria e até 31ºC em Campo Bom, temperaturas esperadas para o verão! Esse calorão e ventos fortes precederam a chegada da frente fria (situação conhecida como pré-frontal), que chegou na tarde de ontem no Rio Grande do Sul, causando temporais e chuvas fortes durante a tarde e noite, inclusive com registro de queda de granizo em algumas cidades gaúchas.

Como ficará o tempo nesta semana na Região Sul?

Após a passagem da frente fria e suas instabilidades, a terça-feira (12) começa mais fria em grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, devido a atuação da alta pós frontal, que impulsiona a entrada da massa de ar frio pelo interior do continente. As temperaturas máximas não deverão passar de 11°C em Bagé e 14°C em Porto Alegre e pode esfriar ainda mais durante a noite de terça.

A frente fria, por já estar mais deslocada para norte, estará provocando chuvas de intensidade fraca a moderada, além de um aumento da nebulosidade, no leste de Santa Catarina e na parte central/leste do Paraná na manhã de terça. Mas durante a tarde essas instabilidades já terão se deslocado para o sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, deixando somente um pouco de nebulosidade em partes do Sul.

A quarta-feira (13) será de tempo firme e temperaturas baixas no Rio Grande do Sul. A alta pós frontal estará atuando sobre a costa do estado, inibindo a formação de convecção. Já em Santa Catarina e Paraná, a circulação da alta, além de não deixar as temperaturas se elevarem, contribuirá com o aumento da nebulosidade e ocorrência de chuvas fracas no leste desses estados.

Uma nova virada no tempo é esperada entre quarta e quinta-feira no Sul, com a formação de novas instabilidades e aumento das temperaturas.

No final do dia, novas instabilidades poderão se formar no oeste de Santa Catarina e Paraná, à medida que a alta se afasta do continente e os ventos de norte voltam a atuar na região. Uma nova virada no tempo é esperada no Sul entre quarta e quinta-feira (14)! Os Jatos de Baixos Níveis voltarão a atuar com força sobre a região provocando um novo aumento das temperaturas e formação de instabilidades, principalmente na porção oeste.

Frente fria chegará nas regiões Centro-Oeste e Sudeste?

Já nesta terça-feira, a frente fria conseguirá atingir o sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste, principalmente o Mato Grosso do Sul, onde poderá provocar temporais ao longo do dia. No estado de São Paulo, a chuva será de fraca intensidade, mas a nebulosidade tomará conta entre terça e quarta-feira (13), principalmente no litoral e em toda extensão sul do estado. Na quinta-feira (14), o tempo amanhece ainda sob nuvens, mas o Sol aparece ao longo do dia e o céu claro voltará a predominar até o final da semana.

A massa de ar frio, que sucede a frente fria, conseguirá avançar pelo interior do continente e provocará quedas nas temperaturas máximas, que durante os dias de atuação do bloqueio atmosférico estavam próximos dos 30°C. A quarta-feira será um dos dias mais frios em São Paulo, com queda de aproximadamente 10ºC em relação à terça, com máxima de 17ºC. Porém, já no dia seguinte as temperaturas voltarão a se elevar, passando dos 26ºC de máxima na quinta e também na sexta-feira (15).