Nevasca na cordilheira Chile-Argentina: mais de 300 veículos presos

Os vídeos dão conta da situação extrema que se vive neste fim de semana nas altas montanhas no alto do desfiladeiro internacional do Cristo Redentor. Centenas de pessoas expostas a temperaturas muito frias, sem água quente ou comida suficiente.

Condições meteorológicas extremas foram anunciadas para este fim de semana na Cordilheira dos Andes e as consequências começam a ser visíveis: mais de 300 veículos ficaram retidos neste sábado, dia 9, devido à intensa tempestade de neve e vento que atinge os dois lados da fronteira internacional.

A partir das 13h00 foi fechada a passagem Internacional Cristo Redentor, fazendo com que dezenas de caminhões, ônibus e carros ficassem retidos devido às condições meteorológicas adversas.

A operação de resgate foi complicada porque dois caminhões de carga ficaram posicionados em V na altura da perigosa curva de La Soberanía, no quilômetro 1229 da Rota Nacional 7 entre as cidades de Uspallata e Las Cuevas.

Conforme indicado pela Gendarmaria Nacional, as condições de tempo atuais não são recomendadas para viajar por altas montanhas, pois já há mais de 30 centímetros de neve acumulada.

Depoimentos colhidos pela mídia local MDZ Online relataram uma situação muito complicada, com pessoas expostas a temperaturas extremas sem água quente ou comida suficiente.

"Estamos todos encalhados na Cordilheira, dentro do túnel há seis ônibus, carros e caminhões esperando. A rota está lotada de caminhões. Ninguém nos deu uma solução, ninguém apareceu. O monóxido de carbono dos veículos é tremendo e deve fazer 15 ou 20 graus abaixo de zero. Não é possível mais", afirmou um motorista de ônibus do local.

Um passageiro informou à mídia mencionada que: "As crianças estão levando, mas uma menina desmaiou recentemente. Você não pode sair do ônibus porque há uma tempestade lá fora".

Daniel Burrieza, diretor da Defesa Civil de Mendoza, confirmou que estão trabalhando em conjunto com as Estradas Nacionais para liberar a rota argentina e evacuar os atingidos.

Prevê-se que as condições meteorológicas adversas persistam até segunda-feira, 11, na região de alta montanha.