Frente fria atua no Brasil a partir deste fim de semana: há alerta de tempestades severas; confira as áreas de risco

Uma nova frente fria começa a se formar na noite de sábado e madrugada de domingo no litoral do Uruguai e vai avançar pelo Brasil ao longo da próxima semana.

    O sábado (15) será marcado por tempo instável e a presença de nebulosidade em grande parte do Brasil, principalmente durante a tarde. A presença de umidade vinda da região amazônica para o centro-sul do país, aumentam as chances de chuvas intensas e tempestades isoladas.

    Os maiores volumes de precipitação, do sábado (15), irão ocorrer sobre o Norte do país com acumulados que podem ultrapassar os 60 mm. No Centro-Oeste e parte do Sudeste, tempo firme durante a manhã, a tarde a instabilidade toma conta de diversas áreas, deixando algumas localidades em estado de atenção, principalmente a capital, São Paulo. O Nordeste terá tempo firme e seco com chuvas previstas apenas para o litoral da região e para o Maranhão, onde os volumes deverão ficar entre 10 e 30 mm.

    Entre o sábado (15) e domingo (16) uma frente fria se formará na costa do Uruguai e vai avançar sobre o Sul do Brasil, provocando chuvas intensas e com potencial de tempestades severas até o início da semana.

    Nesta semana as chuvas retornaram ao Sul do Brasil dando fim à onda de calor que persistia sobre a região. Com resquício da ultima frente fria, o amanhecer de sábado (15) será com muita nebulosidade principalmente entre os estados de Santa Catarina e Paraná. Durante a tarde as chances de chuva se espalham por toda a região, aumentando os riscos de temporais isolados.

    A seguir a previsão do tempo com mais detalhes sobre o avanço do sistema sobre o país.

    Frente fria dispara alertas de chuvas intensas e de tempestades

    Uma nova frente fria vai se formar sobre o litoral do Uruguai entre a noite de sábado (15) e a madrugada de domingo (16). O sistema irá avançar sobre o país e provocar chuvas de forte intensidade.

    Já na manhã de domingo (16), as chuvas mais intensas poderão ser registradas sobre todo o extremo sul do estado gaúcho e poderão vir acompanhadas de fortes rajadas de vento e também de trovoadas.

    No período da tarde o sistema avança e afeta todo o Rio Grande do Sul, a frente fria irá provocar chuvas intensas e tempestades severas, deixando os moradores em estado de alerta, a região da Campanha Gaúcha tem as maiores chances de precipitação intensa.

    Previsão de probabilidade de chuva no domingo durante a tarde ilustra áreas com maior risco de serem atingidas por tempestades severas.
    Previsão de probabilidade de chuva no domingo durante a tarde ilustra áreas com maior risco de serem atingidas por tempestades severas.

    O estado de Santa Catarina vai enfrentar os primeiros sinais da chegada da frente fria ainda no domingo (16). O tempo fica fechado no sul do estado e há riscos de chuvas com intensidade de moderada a forte. No Paraná, chuvas isoladas ainda deverão ocorrer, principalmente, na faixa centro-sul do estado de maneira rápida e com baixos volumes.

    Na segunda-feira (17), a frente fria irá provocar chuvas em partes do Paraná. O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com mostra regiões do leste de Santa Catarina, entre Criciúma e Itajaí, e sul do Paraná com elevados riscos de chuvas intensas. Além disso, há possibilidades de tempestades severas nessas regiões, o que faz com que os acumulados de precipitação aumentem rapidamente causando transtornos e pegando muita gente de surpresa.

    Até o final da segunda-feira (17) os maiores acumulados de precipitação vão ficar por conta do sul do Rio Grande do Sul. Em Santa Maria, por exemplo, o modelo indica acumulado superior próximo a 122 mm e de 131 mm em São Gabriel.

    Previsão do acumulado de chuva entre o domingo (16) e segunda-feira (17).
    Previsão do acumulado de chuva entre o domingo (16) e a segunda-feira (17).

    Entre terça-feira (18) e quarta-feira (19) o sistema começa a perder força e a se distanciar do continente. Desta maneira, o tempo volta a ficar mais estável e o calor volta a atuar sobre as áreas atingidas pela frente fria. No entanto, algumas partes de Santa Catarina, Paraná e norte do Rio Grande do Sul ainda possuem potencial para desencadear chuvas intensas.