Bloqueio atmosférico traz onda de calor para quase todo o Brasil na próxima semana
Bloqueio atmosférico se formará no Brasil, evitando a formação de chuvas e trazendo tempo ensolarado para toda a porção central do país. Situação fará as temperaturas dispararem e formará uma onda de calor em diversos estados.

Uma forte onda de calor está atingindo o Rio Grande do Sul ao longo dos últimos dias, com temperaturas que estão excedendo os 40ºC em municípios como Uruguaiana, Santiago e Alegrete. Diversas cidades estão batendo recordes de temperatura máxima em 2025.
Graças à essa situação, a região está em alerta de grande perigo já desde a semana passada. A cidade de Quaraí, por exemplo, registrou as maiores temperaturas do país inteiro durante diversos dias seguidos, batendo uma temperatura máxima de 43,8ºC, maior temperatura já registrada no Rio Grande do Sul desde que as medições se iniciaram.
No entanto, previsões indicam que a situação ainda pode piorar no Brasil.
Onda de calor atingirá quase todo o Brasil
Agora, previsões indicam que um bloqueio atmosférico, que está se estabelecendo no país, fará as chuvas reduzirem em quase todo o Brasil. Com a diminuição da nebulosidade e predomínio de céu aberto, o sol pode fazer as temperaturas subirem para patamares escaldantes na semana que vem.

No final deste próximo domingo (16), previsões já indicam que boa parte do Brasil estará registrando temperaturas acima da média, com exceção do extremo norte que estará sendo atingido por chuvas mais frequentes e intensas do que o resto do país.

Ao longo da semana que vem, as chuvas se tornarão escassas em estados como o Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Isso significa que toda a porção central do país registrará tempo firme e ensolarado.

Com essa situação, a tendência é de que as temperaturas aumentem em toda a porção central do país, ocasionando uma onda de calor intensa que pode perdurar por uma semana ou mais. Ainda é cedo para especificar valores exatos de temperatura, mas previsões de alguns modelos mostram valores acentuados na região Centro-Oeste (especialmente Mato Grosso do Sul), Sudeste e Nordeste.
Na região Sul, temperaturas altas também serão registradas, mas pelo menos há uma boa notícia: com a formação de chuvas mais generalizadas no Rio Grande do Sul, a onda de calor extremamente intensa que atinge o estado gaúcho pode terminar, trazendo um alívio para a população.

Além disso, previsões indicam também uma situação de baixa umidade relativa (possivelmente inferior a 30%) em diversos municípios da porção central do país. Por isso, ao longo deste período de onda de calor e baixa umidade relativa, se atente às seguintes recomendações para minimizar os possíveis problemas de saúde:
- Beba bastante líquido.
- Evite atividades físicas nas horas mais quentes e secas do dia.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia.
- Use hidratante para pele.
- Umidifique os ambientes de casa (deixando potes com água e toalhas úmidas expostos ao ar, por exemplo).
- Evite bebidas diuréticas (como café e álcool).
- Caso necessário, obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).