Formação de ciclone já traz risco de chuvas e tempestades no Sul do Brasil nesta sexta-feira
Na sexta-feira, a formação de um ciclone e frente fria traz chuvas intensas e tempestades no Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, com risco de alagamentos e transtornos.
Um ciclone e uma frente fria se formarão a partir da sexta-feira (13) entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, trazendo potencial para tempo instável, chuvas intensas e tempestades pontuais na Região Sul.
Alerta de tempestades na Região Sul
A partir da madrugada e do início da manhã de sexta-feira (13), algumas instabilidades se aproximam do Rio Grande do Sul, especialmente na metade oeste do estado, onde as chuvas podem ocorrer com intensidade moderada a forte.
No decorrer da tarde, as precipitações avançam para o oeste do Paraná e o centro-sul do Rio Grande do Sul.
Na noite de sexta-feira (13), uma área de baixa pressão alongada continuará provocando instabilidades, no oeste e sul de Santa Catarina, assim como em boa parte do Rio Grande do Sul, entre o noroeste e o sul. As chuvas terão intensidade de fraca a moderada, podendo ser localmente mais fortes em áreas do oeste gaúcho.
A frente fria associada a este sistema vai manter o tempo instável na Região Sul ao longo do sábado (14) e, no domingo (15). Durante a noite e a madrugada de sábado (14), as instabilidades continuarão provocando chuvas de moderada a forte intensidade no extremo norte e leste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, no centro-leste de Santa Catarina e no sul do Paraná.
Na manhã de sábado, a chance de chuvas fortes aumenta no centro-oeste do Paraná, além do leste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No Rio Grande do Sul, a nebulosidade diminui ao longo da tarde, e o risco de transtornos causados pela chuva também diminui consideravelmente, sendo esperadas apenas chuvas fracas e isoladas.
Na noite de sábado (14), a nebulosidade e as chuvas tendem a diminuir na maior parte da Região Sul. Em algumas áreas do norte e leste do Paraná, incluindo a capital Curitiba, assim como do centro-sul de Santa Catarina, podem ocorrer chuvas leves ou garoa.
No sábado, a probabilidade de chuvas de moderada a forte intensidade aumenta sobre os estados de Santa Catarina e Paraná, além de áreas pontuais no extremo norte do Rio Grande do Sul, principalmente no início da manhã. Já no domingo, a nebulosidade tende a diminuir significativamente, assim como o risco de chuvas intensas, uma vez que as instabilidades avançam para a Região Sudeste.
Para acompanhar as atualizações e saber com precisão como ficará o tempo em sua cidade ao longo da semana, confira a previsão completa para sua região disponível no site da Meteored | Tempo.com.