Fim do período úmido está próximo! Chuvas diminuem sobre boa parte do Brasil nas próximas semanas

Ao nos aproximarmos do trimestre outono, nos aproximamos do fim do período úmido no Brasil. Entretanto, as previsões indicam que algumas regiões terão um final precoce desse período de chuvas nas próximas semanas.

Fim do período chuvoso no Brasil 2024
Com a aproximação do outono, o período chuvoso de partes do Brasil está próximo de seu fim.

A estação chuvosa no Brasil ainda está em andamento, desde meados de outubro e novembro do ano passado, com a maior ocorrência de chuvas associadas ao aquecimento diurno e disponibilidade de umidade, além da atuação de importantes sistemas meteorológicos dessa estação, como os corredores de umidade e chuvas que ligam a região amazônica até as regiões mais a sudeste do Brasil, que por vezes configuram as famosas Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Entretanto, o fim da estação chuvosa está se aproximando! À medida que o mês de fevereiro termina e entramos no trimestre de outono meteorológico do Hemisfério Sul (Março, Abril e Maio) climatologicamente já esperamos algumas mudanças dos padrões meteorológicos, e uma gradual redução das chuvas, principalmente sobre a porção central e sudeste do país. Padrões como a ZCAS ainda podem ocorrer, mas se tornam menos frequentes e os volumes podem ser mais reduzidos em algumas regiões.

Climatologia do acumulado de chuvas para os meses de fevereiro (à esquerda) e março (à direita). Fonte: INMET.

Ao compararmos os campos climatológicos de chuvas de fevereiro e março, vemos que em março ainda temos a ocorrência de chuvas volumosas, porém é possível notar que algumas regiões já apresentam uma redução dos volumes esperados, como é o caso da região Sudeste. A medida que os maiores acumulados passam a ficar concentrados sobre o Norte e Nordeste do Brasil, devido a intensa atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no mês de março.

Entretanto, devido à atuação conjunta de grandes padrões climáticos, às vezes essa redução das chuvas pode demorar a ocorrer ou acontecer antes do esperado, de forma mais intensa e abrupta. Esse é o cenário previsto para algumas regiões do Brasil, conforme mostramos a seguir.

Última semana de chuvas volumosas para partes do Brasil!

Antes de analisarmos as projeções para o mês de março, não podemos deixar de mencionar a previsão para o restante dos dias de fevereiro, principalmente porque o modelo ECMWF prevê uma semana de chuvas muito acima da média para o centro-leste do Brasil.

Após a formação da Tempestade Tropical Akara, que não representa ameaças para o continente, um padrão de circulação em altos níveis da atmosfera, associado a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o Nordeste e um cavado sobre o Sudeste manterão as chuvas volumosas, acima da média, sobre o centro-leste do Brasil, incluindo partes do Sudeste, Nordeste e porção central do Brasil.

Previsão de anomalia de chuva para as semanas do dia 19 a 26 de fevereiro e 26 de fevereiro a 04 de março de 2024. Fonte: ECMWF.

Nos últimos dias de fevereiro e primeiros dias de março o padrão de chuvas muda completamente, com as chuvas deixando de ocorrer sobre o centro-leste do Brasil e voltando a ocorrer sobre o Sul do Brasil, com a formação de uma baixa pressão sobre a região.

Mudança padrão das chuvas prevista para março!

Para o mês de março às previsões de anomalias semanais de chuvas pelo modelo ECMWF indicam que as chuvas poderão ficar dentro do esperado em muitas partes do Brasil. Porém em algumas regiões o modelo aponta que as chuvas possam ficar ligeiramente abaixo da média, regiões que já costumam registrar uma redução de chuvas durante esse mês, o que nos faz pensar que talvez o período úmido irá perder força mais rapidamente do que esperávamos.

Para partes do Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil o mês de março poderá registrar chuvas ligeiramente abaixo do normal. Enquanto partes da região Nordeste registrarão chuvas acima da média.

Esse é o caso da região Sudeste, onde o modelo ECMWF além de apontar uma virada de mês mais seca que o normal, indica que as chuvas não deverão ser tão volumosas em março, com exceção da primeira semana do mês, que o modelo prevê uma região de chuvas ligeiramente acima da média na parte norte da região, pegando os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Porém, esse padrão muda nas semanas seguintes.

No caso do estado de São Paulo, as chuvas deverão ficar dentro ou abaixo da média ao longo das semanas de março, o que poderá resultar numa anomalia negativa de chuvas quando considerado todo o mês. Inclusive essa tendência poderá ser observada, com menor intensidade, em partes do Sul do Brasil, principalmente no estado do Paraná. O mesmo vale para os estados do Centro-Oeste do Brasil, que deverão registrar acumulados próximos da média ou ligeiramente abaixo da média no próximo mês.

Previsão de anomalia de chuva para as semanas do dia 04 a 11 de março, 11 a 18 de março, 18 a 25 de março e 25 de março a 01 de abril. Fonte: ECMWF.

É importante destacar também que nas anomalias de precipitação previstas para março notamos que o padrão de El Niño - chuvas abaixo da média no Norte e Nordeste e acima da média no Sul - já não é mais observado, o que mostra que durante seu enfraquecimento e transição para fase neutra, o El Niño deixará de influenciar as chuvas no Brasil.

Ao contrário do El Niño, o Atlântico continuará a influenciar o regime de chuvas no Brasil. As anomalias positivas de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) sobre o Atlântico Tropical sul tendem a manter a ZCIT mais intensa e mais ao sul de sua posição climatológica, favorecendo as chuvas na costa da região Norte e partes do Nordeste, padrões que inclusive estão sendo previstos pelo modelo ECMWF para o mês de março.