Fim de semana terá frente fria, risco de tempestades e mudança do tempo no centro-sul do Brasil; confira a previsão

Riscos de tempestades aumentam devido ao avanço da frente fria. Neste final de semana, mudanças no tempo são previstas para o centro-sul do país.
- Veja também: Chegada de frente fria ao Brasil vai favorecer temperaturas de até 40°C nos próximos dias; entenda
Uma nova frente fria está em formação sobre o sul do Brasil no decorrer desta sexta-feira (22). Nos próximos dias a tendência é que o sistema avance e aumente os riscos de tempestades, principalmente sobre os estados da Região Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), alertas amarelo e laranja entram em vigor neste sábado (23).
Há chances de chuvas intensas e até de tempestades em parte do Centro-Oeste neste final de semana, além disso, mudança no tempo vai ocorrer em parte do Sudeste nos próximos dias.
Sul: riscos de tempestades e chuvas intensas
O processo de formação de uma frente fria sobre o Sul do Brasil ao longo de hoje (22) provoca mudança no tempo, chuvas intensas e tempestades sobre o Rio Grande do Sul. O estado gaúcho será o mais afetado pelo evento nas próximas horas, onde a previsão indica grandes volumes de chuva em um curto período de tempo.
Nesta tarde, tempestades severas acompanhadas de descargas elétricas e com possibilidade de queda de granizo vão afetar o sul do estado gaúcho. À medida que a noite chega, o sistema frontal se organiza e abrange áreas da Campanha Gaúcha, e às porções oeste e central do Rio Grande do Sul.

No sábado (23), há o avanço da frente fria sobre o Rio Grande do Sul e leva consigo as chuvas. A intensidade varia com momentos de chuva fraca e de moderada/forte.
No domingo (24) o sol volta a aparecer no sul do Rio Grande do Sul, mas em Santa Catarina e no sudoeste e oeste do Paraná as chuvas vão ocorrer durante todo o dia, com intensidades variadas, ora fracas e ora mais fortes.

Os volumes de precipitação até o domingo (24) ultrapassam os 100 mm no Rio Grande do Sul e superam os 70 mm em Santa Catarina e no Paraná. A maior quantidade é prevista para o sul gaúcho, em Pelotas/RS, o acumulado chega aos 121 mm e aos 116 em Dom Pedrito/RS.
Centro-Oeste: calor, baixa umidade e tempestades
A tarde de sexta-feira (22) contará com temperaturas muito elevadas em grande parte do Centro-Oeste do Brasil. E isto, deve persistir neste final de semana, com temperaturas que se aproximam dos 38°C, caso de Cuiabá/MT. No domingo (24), um alívio no calor no oeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul onde as temperaturas diminuem e ficam próximas de 30°C.
Contudo, além das altas temperaturas, ventos vindo de norte favorecem a diminuição no índice de umidade relativa do ar. Apesar de ser característica desta época do ano, o índice pode chegar a níveis muito baixos e ser comparado com o que é registrado em áreas de deserto, como no Saara. Nesta sexta-feira (22) e domingo (24) a umidade relativa do ar varia entre 11% e 17%.

Após dias de calor intenso sobre o Mato Grosso do Sul, um leve refresco está a caminho. A frente fria alcança partes do Centro-Oeste a partir deste domingo (24). O sistema frontal que avança pelo Sul do Brasil, provoca mudança no tempo no sul e oeste do estado sul-mato-grossense. Há riscos de chuvas intensas e de tempestades no decorrer do dia.
Sudeste: mudança do tempo em parte da região
A sexta-feira (22) e o sábado (23) ainda terão temperaturas elevadas em toda a região com máximas que superam os 30°C no leste do Sudeste e chegam na casa dos 35°C no oeste da região. Confira a temperatura deste sábado (23) para alguns municípios:
- Presidente Prudente/SP - Mín.: 19°C/ Máx.: 35°C;
- Ituiutaba/MG - Mín.: 22°C/ Máx.: 34°C
- Niterói/RJ - Mín.: 18°C/ Máx.: 29°C
O tempo muda em parte do Sudeste neste final de semana. Apesar do avanço da frente fria sobre partes do Brasil, não será este sistema que vai promover a mudança no tempo na região.
Outro sistema, pequeno, de baixa pressão vai se formar sobre o litoral paulista e vai auxiliar na incursão de umidade para áreas do sul, leste e porção central do estado de São Paulo.

No domingo (24) com o surgimento desta baixa pressão e os ventos de sul transportando umidade, temos a formação de instabilidades o que deixa o tempo fechado.
Pancadas de chuva isoladas são previstas durante a tarde de domingo (24) sobre o leste de São Paulo, enquanto que a presença de nuvens aumenta sobre outras áreas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro no decorrer da noite.