Fim de semana: qual a previsão do tempo para todo o Brasil?

As condições meteorológicas dividem o país. Enquanto há o predomínio de tempo seco no Centro-Sul, na metade norte se observa uma condição mais úmida e instável.

Nuvens de bom tempo serão observadas em praticamente todo o Centro-Sul, com maior densidade no MS e SP.

Os sistemas meteorológicos que estiveram presentes ao longo dessa primeira semana de Abril, continuam a determinar as condições do tempo nesse fim de semana em todo o Brasil. No Centro-Sul se observa um sistema de alta pressão atmosférica que dificulta a formação de nuvens de chuva. Já no Centro-Norte há atuação de duas Zonas de Convergência, a de Umidade (ZCOU) na altura do Sudeste e, a Intertropical (ZCIT) nas áreas mais próximas do litoral norte do país.

Previsão do tempo para o fim de semana

Neste sábado (07) os estado de SP, MS e toda a Região Sul terão predomínio de tempo seco, com possibilidade de chuva fraca a moderada intensidade, somente na faixa leste de SC, PR e de SP, entre o meio da tarde e o início da noite. No entanto, no norte paulista podem ocorrer pancadas de chuva rápida entre o fim da manhã e o início da tarde.

Devido à atuação da ZCOU, há potencial de chuva forte ao longo do dia entre o RJ e o ES, deixando em alerta esses estados. Em MG, o mesmo sistema contribui para chuva pela manhã e para temporais na parte leste do estado e entre Belo Horizonte e Montes Claros. Nos estados do Centro-Oeste, as condições são semelhantes para o MT, a metade norte de GO e norte do MS.

No Norte e Nordeste a ZCIT, provoca muita chuva ao longo do dia em todo o litoral norte, com alerta entre o estado do Amapá e capital Fortaleza. No litoral leste, entre Maceió e João Pessoa, o tempo fica mais nublado e chove de fraca a moderada intensidade pela manhã. Já no interior, mais precisamente entre o MA, PI, TO, oeste da BA, a previsão é de chuva ao longo do dia alternando com períodos de melhoria.

Previsão do acumulado de chuva da sexta-feira (06) até a noite de domingo (08), segundo o modelo ECMWF.

No domingo (08), a massa de ar seco ganha força e não há previsão de chuva para praticamente toda a Região Sul. Somente entre Florianópolis e o leste paranaense que os ventos continuam a soprar do oceano e, a partir da tarde, há previsão de chuva com maior intensidade no estado do PR.

Na Região Sudeste, condição semelhante se observa na faixa leste de SP, onde há previsão de chuva no início da tarde. Já no RJ, ES e MG, apesar do enfraquecimento da ZCOU, ainda há possibilidade de chuva forte nesses estados. Entre o norte do RJ, ES e leste mineiro, o tempo fica nublado e com alerta de temporais a partir da tarde. Já nas demais áreas de MG e norte de SP, a chuva ocorre de forma mais rápida e isolada.

No Centro-Oeste e Norte do país, não há grande mudanças nas condições do tempo. As chuvas continuam a ocorrer ao longo do dia, alternando com períodos de melhoria e maiores volumes esperado para a parte da tarde. No Nordeste, as chuvas se mantêm volumosas pela manhã na faixa litorânea do norte e no leste entre Aracaju e Natal, migrando a partir da tarde para o interior da Região. Os alerta para chuva volumosa se mantém para essas áreas.

Tendência para a segunda semana de Abril

Na próxima semana o padrão divido continua, com uma condição mais umidade e instável na metade norte e mais seca no Centro-Sul. Previsão de mudança somente a partir da quinta-feira (12), quando uma frente fria chega ao estado do RS. Até lá, as temperaturas entram em elevação, sendo uma semana de bastante calor no Centro-Sul e muita chuva no restante do país.