Fim de semana proveitoso mesmo com risco de temporais no Sul e Sudeste

No fim de semana as chuvas diminuem bastante ocorrendo de forma isolada. No entanto, há umidade, temperaturas mais elevadas e risco de temporais. Confira os destaques e alertas da previsão do tempo para as regiões Sul e Sudeste.

sol fim de semana previsão temporais
Fim de semana bastante proveitoso com baixo potencial para eventos extremos de precipitação. No entanto, há alerta de temporais no Sul e no Sudeste.

Desta vez não há alerta de tempo severo no fim de semana, mas há o potencial de temporais e pancadas isoladas mais intensas, que não deve atrapalhar as atividades ao ar livre. No entanto, não é recomendado estar desabrigado no período da chuva, que mesmo que sejam isoladas podem vir acompanhadas de descargas elétricas.

Pelo fato de não haver uma frente fria atuando e uma massa de ar frio se deslocar para o oceano, as temperaturas aumentam neste fim de semana. Mesmo assim, a sensação é agradável desde o leste de Santa Catarina até o Espírito Santo, com sensação de abafamento no interior do Sudeste, no norte e oeste do Paraná e de Santa Catarina, no norte, centro e leste do Rio Grande do Sul.

Onde e quando chove na Região Sul?

O sábado (09) será de muita nebulosidade no Sul, principalmente na faixa leste do norte do Rio Grande do Sul até o Paraná, onde o tempo fica nublado com possibilidade de chuva fraca. No restante da Região, tempo nublado em todo o estado do Paraná e somente pela manhã no Rio Grande do Sul e no interior de Santa Catarina.

Entre o meio e o início da noite, instabilidades deixam alerta de temporais em todas as regiões do Paraná, no norte e extremo oeste de Santa Catarina. As chuvas mais abrangentes ocorrem no oeste e sudoeste paranaenses. No período da noite, probabilidade baixa de chuva, com potencial máximo de chuvisco.

No domingo (10), a nebulosidade se mantém mas com menor densidade. Não há previsão de chuva significativa pela manhã. Novamente, as chuvas ocorrem no período da tarde e há potencial para temporais.

alerta descargas elétricas
Alta probabilidade de ocorrência de descarga elétricas na noite de domingo no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul.

Por volta do meio da tarde, há alerta de temporais no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina, no sul e no oeste do Paraná. No decorrer do período o tempo instável se mantém e à noite há potencial de chuvas intensas com descargas elétricas no oeste, centro e noroeste gaúchos, no oeste catarinense, no sudoeste e extremo oeste paranaenses.

Onde e quando chove na Região Sudeste?

Sábado (09) de tempo nublado e sol aparecendo entre muitas nuvens no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro. Tempo firme e ensolarado no restante do Sudeste.

A partir do meio da tarde, previsão de pancadas muito isoladas em todo o estado de São Paulo e região do Triângulo Mineiro. Já no centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro há alerta de temporais.

alerta temporais
Temporais entre o meio e o fim da tarde de sábado na Região Sudeste.

No domingo (10), a nebulosidade ainda é presente e o sol aparece entre nuvens em boa parte do estado de São Paulo, com exceção para o norte e noroeste paulista, no centro-sul e leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

Calor e umidade, o resultado são instabilidades se formando e atuando entre o meio e o fim da tarde. No entanto, as pancadas ocorrem de forma muito isolada no estado de São Paulo, Triângulo Mineiro, no centro-sul de Minas Gerais e no Espírito Santo, que o volume máximo que os modelos registram para todo o período é de 5 mm, ou seja, um padrão muito isolado com maior potencial de frustração da precipitação.