Fim de semana: frio e tempo seco em boa parte do país

Nesse fim de semana uma massa de ar polar no Sul do Brasil mantém as temperaturas baixas em boa parte do país. Na Região Sudeste e no Paraná há previsão de chuva e frio.

Tempo seco predomína do país, juntamente com as temperaturas baixas. No entanto há previsão de chuva para alguma localidades.

No sábado (16) uma massa de ar polar que vem provocando recordes de frio no Centro-Sul do país se mantém sobre o estado do RS, contribuindo para a manutenção do frio e dificultando a formação de nuvens, o que resulta em um dia frio e ensolarado em praticamente todo o território gaúcho. Maior concentração de nuvens ainda ocorre no litoral sul e nas áreas de divisa com SC, no nordeste do estado.

Nos demais estados da Região Sul, o tempo se mantém nublado com menor concentração de nuvens e maior chance de surgimento do sol no extremo oeste de SC e do PR. Previsão de chuva fraca no centro-leste paranaense pela manhã, com redução gradativa a partir do final do período. Na parte da tarde ainda chove na porção litorânea e o tempo nublado se mantém por todo o PR.

Previsão do acumulado de chuva ao longo do fim de semana, segundo o modelo ECMWF.

No Sudeste, o predomínio é de tempo nublado e chuva fraca no sul e leste de SP ao longo do dia, com chance de chuva a partir da tarde para o norte do estado. Nas demais áreas o tempo segue nublado e com sensação de frio. No RJ, ES e sul de MG, a previsão também é de tempo nublado com chuva e de temperaturas baixas ao longo do dia.

No restante do país o predomínio é de tempo seco, com ligeira sensação de frio nas primeiras horas da manhã no MT, GO, TO, RO e AC, em decorrência da atuação dos ventos de sul que ajudam a transportar o ar mais frio do Sul do Brasil para as regiões mais ao norte. Previsão de chuva somente para o litoral nordestino e do Norte, na qual ocorre ao longo do dia, com maiores volumes esperados para Fortaleza e São Luís.

No domingo (17) sem grandes mudanças nas condições do tempo. O tempo se mantém firme no RS com aumento da nebulosidade no leste do estado e aparecimento do sol entre muitas nuvens. Nos demais estados da Região Sul e no Sudeste, o tempo nublado e com chuva fraca ao longo do dia se mantém para toda a faixa litorânea que vai do norte de SC até o ES. As temperaturas continuam baixas para todo o Centro-Sul do país.

No restante do país o tempo seco é predominante, no entanto, no litoral do Nordeste e da Região Norte, o fluxo de umidade provindo do oceano contribui para o tempo nublado com breves aberturas de sol e chuva de intensidade variável ao longo do dia. Os maiores acumulados são esperados para a região entre Salvador e Aracaju, e nas capitais Fortaleza e São Luís.