Fim de semana ensolarado em praticamente todo o Brasil

Neste fim de semana uma massa de ar seco e frio continua a atuar sobre o Brasil, favorecendo o predomínio do sol. No início da próxima semana outra massa de ar polar derruba as temperaturas no Centro-Sul.

Fim de semana ensolarado e com ligeira sensação de frio em boa parte do Centro-Sul. No Nordeste, as chuvas aumentam no leste da Região.

No decorrer desta sexta-feira (21) a massa de ar polar se desloca para oceano, o que favorece a diminuição da nebulosidade no leste do Sudeste e o aumento das chuvas no leste do Nordeste, uma vez que os ventos de leste aumentam de intensidade, favorecendo o maior transporte de umidade do oceano para o continente. No restante do país, o tempo segue firme e o frio perde intensidade na Região Sul.

No sábado (22) o dia se mantém firme e ensolarado em todo o Centro-Oeste e em boa parte do Sudeste e da Região Sul, uma vez que pela manhã, o tempo fica nublado no leste de Santa Catariana e do Paraná. Já no Espírito Santo, os ventos de leste continuam a transportar umidade. Assim, o dia fica nublado e com chuva fraca mais concentrada no norte do estado. A mesma condição se observa no leste da Bahia e nos estados de Sergipe e do Alagoas. O dia fica nublado, com chuva e ligeira sensação de frio ao longo do dia. Chove com moderada intensidade na faixa mais ao sul da Bahia e na região de Salvador.

No domingo (23) os destaques ficam para o aumento das chuvas no leste do Nordeste e para o aumento das temperaturas na Região Sul. A massa de ar frio de ar polar já se encontra mais afastada no oceano e uma frente fria no sul do Uruguai, contribui para a atuação de ventos de norte. O resultado disso é a manutenção do tempo firme em todo o Centro-Sul e, principalmente, o aumento das temperaturas, que proporcionam uma sensação mais amena ao longo do dia em toda a Região Sul e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e metade sul de Minas Gerais. No entanto, no início da manhã e fim do dia, o friozinho ainda estará presente.

Já no Nordeste, a circulação dos ventos ganha intensidade, o que aumenta as chuvas no leste nordestino, principalmente, no leste do estado da Bahia, onde o dia fica nublado e chuvoso. Previsão de chuvas de moderada intensidade do sul do estado até a região de Salvador, com redução da intensidade a partir do meio da tarde. Para o restante do leste do Nordeste, há previsão de chuva fraca e isolada pela manhã, com aumento da intensidade e abrangência a partir do fim do dia.

Frio intenso na próxima semana

Para a terça-feira (25) está prevista a chegada de outra frente fria na Região Sul. Há previsão de chuva de moderada a forte intensidade no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No entanto o destaque fica para o avanço de uma massa de ar polar no dia seguinte que irá derrubar as temperaturas nesses estados e em parte do Paraná. No decorrer da semana, o sistema frontal se mantém sobre a Região Sul.