Fim de semana de tempo instável para o S e de muito calor para o SE

No próximo fim de semana as chuvas ainda ocorrem na Região Sul e o tempo firme e de muito calor se mantém no Sudeste. Por conta da umidade, a sensação de abafamento é grande em parte do Sul. Confira aqui os detalhes.

Calor; temporais; alertas
Fim de semana com previsão de chuvas e temporais para o Sul e de tempo firme para o Sudeste, com destaque para o calor e sensação de abafamento.

Nos próximos dias, o mesmo padrão de distribuição se mantém, com chuvas concentradas em parte do Centro-Sul, oeste e na porção norte do país. Ainda há alerta de temporais e chuvas volumosas na Região Sul.

Alertas e destaques para o fim de semana

No sábado, uma nova região de cavado, que é uma extensão de uma baixa pressão na Argentina, contribui para o tempo instável na Região Sul. Previsão de chuvas isoladas já pela manhã no noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná, com potencial para ocorrerem na forma de temporais. No restante da Região, o tempo fica nublado e já abafado na primeira parte do dia.

No período da tarde, as instabilidades se espalham pelos três estados da Região Sul, levando risco para a ocorrência de temporais, com chuvas mais abrangentes no centro-sul do Rio Grande do Sul. No Centro-Oeste, as chuvas ocorrem de forma mais isolada nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Já na Região Norte, a abrangência das chuvas é maior.

Para a Região Sudeste, Goiás e o estado da Bahia, o tempo segue firme e ensolarado. O calor já é presente durante a manhã e se intensifica na parte da tarde. Previsão de pancadas isoladas, somente no oeste paulista e nas regiões do estado próxima à divisa com o Paraná.

As temperaturas continuam bastante elevadas pelo país, principalmente no Sudeste e no leste da Região Sul, onde o calor será mais intenso. Juntamente com a previsão de chuva, há potencial para a ocorrência de temporais nos três estados do Sul.

No domingo (31), o padrão é bastante semelhante. No entanto, a atuação de um sistema de baixa pressão, que se formou ao longo da madrugada, proporciona chuvas de moderada a forte intensidade já pela manhã no norte, noroeste e oeste do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. No fim do período, instabilidades levam risco para a ocorrência de temporais no oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.

No período da tarde, as chuvas se espalham pela metade norte e leste do Rio Grande do Sul, meio-oeste catarinense, metade oeste e norte do Paraná e centro-sul do Mato Grosso do Sul. Mas é a partir do fim da tarde, que as chuvas mais intensas e com elevado potencial para transtornos, deixam em alerta o norte e nordeste gaúchos, a porção central, sul e leste de Santa Catarina, o sul e leste do Paraná.

Para o restante do país, o potencial de chuvas diminui bastante, com um padrão de pancadas isoladas na Região Norte, no norte do Mato Grosso, oeste e centro-sul de São Paulo. Nos demais estados do Sudeste, em Goiás e na Bahia, mais um dia de tempo firme e ensolarado. Destaque também para o calor em todo o país, sendo mais intenso na Região Sudeste e no leste da Região Sul, o dia fica abafado.