Fim de semana de mudanças

Finalmente o bloqueio enfraque e premite que uma frente fria avance, provocando chuvas mais abrangentes nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Com isso, o risco de temporais também aumenta.

Bloqueio enfraquece e chuvas voltam a ocorrer de forma mais abrangente no Brasil central.

Este fim de semana irá representar a mudanças dos padrões de chuva no Brasil. O bloqueio, que vem dificultando ao avanço de frentes frias, enfraquece e permite que as chuvas passem a ocorrer forma mais abrangente na porção mais central do país.

O fim de semana

No sábado (19) uma área de baixa pressão se forma próximo a costa da Região Sul, deixando o tempo nublado e chuvoso no leste e norte do Rio Grande do Sul e no litoral sul de Santa Catarina. No Paraná e nas demais regiões catarinenses, chove na parte da tarde onde há riscos para temporais. No restante do estado gaúcho, ainda há bastante nebulosidade, mas não há previsão de chuva.

No Sudeste e Centro-Oeste, o tempo se mantém firme ao longo de boa parte do dia e há previsão de pancadas de chuva isoladas, que podem ocorrer com forte intensidade no norte e leste de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e sul de Goiás. No Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso, as chuvas ocorrem de forma mais abrangente, com risco para temporais.

No domingo (20) o sistema de baixa pressão se desloca para norte, favorecendo a organização de umidade sobre o Centro-oeste e parte do Sudeste. Na Região Sul, tempo nublado e com chuva ao longo do dia, de fraca a moderada intensidade, somente no leste do Paraná e no norte de Santa Catarina, na região de Joinville. No litoral norte do Rio Grande do Sul e no litoral sul catarinense, bastante nebulosidade e chuva fraca pela manhã. Na parte da tarde, previsão de pancadas isoladas, que podem ocorrer de forma mais intensa, no norte do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e em todo o Paraná.

No Sudeste, tempo nublado na faixa leste e sul do estado de São Paulo, com ocorrência de chuva fraca. A partir da tarde, previsão de pancadas fortes em todo o território paulista, no Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro. No Centro-Oeste, pancadas na parte da tarde, com riscos para temporais no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso. No sul goiano, as chuvas ocorrem de forma rápida e isolada.

Tendência para o restante do mês

Para o restante do mês a tendência é de que as chuvas passem a ser mais abrangentes no Centro-Oeste, parte do Sudeste e nos estados de Santa Catarina e, principalmente no Paraná. No entanto, a metade norte de Minas Gerais, Bahia, Goiás, Espírito Santo ainda vão vivenciar dias quentes e com pouca chuva.