Fim de semana de chuvas volumosas e temporais no Centro-Norte do Brasil

No decorrer deste fim de semana uma frente fria sobre o oceano na altura do Sudeste, provocando chuvas volumosas e temporais em toda a Região, no Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Alerta de temporais e chuvas volumosas para o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

No decorrer da madrugada de sábado (01) um sistema de baixa pressão se forma próximo a costa dos estados do Paraná e de São Paulo, proporcionando pancadas de chuva forte já neste período sobre centro-oeste paulista, norte do Paraná e no estado do Mato Grosso do Sul. Nas demais. A presença desse sistema deixa o restante do dia nublado e com chuva em todo o território paulista, o Rio de Janeiro, metade sul de Minas Gerais e praticamente todo o Centro-Oeste, com exceção para o sul do Mato Grosso do Sul, onde pancadas de chuva isoladas ocorrem na parte da tarde.

Alerta de chuvas intensas na parte da tarde, que trazem potencial para alagamentos e deslizamento de terra no leste paulista, no sul mineiro e no estado do Rio de Janeiro. No Centro-Oeste há alerta de chuva torrencial no três estados da Região. No Nordeste, as chuvas ocorrem de forma mais moderada ao longo do dia, com tempo firme somente na porção nordeste da região.

No domingo (02) a baixa pressão se desloca para norte e em direção ao oceano, dando origem a um sistema frontal. Essa condição favorece a atuação de uma massa de ar mais fria sobre o Centro-Sul do Brasil, que proporciona a queda das temperaturas e a sensação de frio pela manhã e noite nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Frio este que se intensifica na próxima semana, trazendo uma condição fora de época.

No entanto, o destaque o segundo dia de Dezembro, fica para a metade norte do Brasil. A presença da baixa pressão e da frente fria, contribuem para a manutenção do tempo chuvoso. A previsão é de chuvas volumosas e temporais em toda a Região Norte em boa parte do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Há riscos de chuvas volumosas, alagamentos e deslizamento de terra no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rondônia, Tocantins, sul do Pará, Espírito Santo e leste da Bahia.