Como será o mês de Dezembro?

No sábado se inicia o mês de Dezembro, marcando o período de festas e o início do verão astronômico. Será que as chuvas se manterão frequentes em todo o país? Os principais modelos mostram que sim.

Dezembro começando, festas e férias chegando! Saiba como será o clima no próximo mês.

Neste fim de semana Dezembro tem o seu início, um mês marcado pela festas de fim de ano e pelo solstício de verão, que marca o início do verão astronômico no Hemisfério Sul, no dia 21 as 20:23 horas. Na meteorologia, este mês também representa a consolidação da estação chuvosa no Norte, Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste. No entanto, vivenciamos um Novembro de chuvas frequentes e volumosas sobre essas áreas, proporcionando, em algumas localidades como o Distrito Federal, o mês mais chuvoso nos últimos 4 anos. Será que no próximo mês será mantido esse padrão mais úmido?

O mês de Dezembro

Antes de falar sobre os resultados dos modelos climáticos é necessário destacar que, apesar de águas do Pacífico Equatorial estarem aquecidas, as condições são de neutralidade para El Niño, ou seja, os efeitos desse aquecimento não serão sentidos no mês de Dezembro e sim a partir de meados de Janeiro. Com isso, as oscilações de Madden-Julian e Antártica, dentre outros fatores, influenciarão as condições meteorológicas no Brasil.

Observando ambas as oscilações e as anomalias de temperatura da superfície do mar (TSM), próximas a costa do Brasil, pode-se esperar padrões diferentes para a primeira e a segunda quinzena do mês. Para os primeiros quinze dias as oscilação de Madden-Julian irá favorecer chuvas na metade norte do país, principalmente durante a primeira semana. A partir da segunda metade o sinal da oscilação passa a ser desfavorável as chuvas. Em contra partida, na metade sul do Brasil o que se espera é um período de chuvas mais irregulares durante a primeira quinzena, principalmente na Região Sul e, devido a Oscilação Antártica, o restante do mês tende a ser mais úmido no Centro-Sul.

Previsão de anomalias de precipitação para Dezembro, segundo os modelos CFSv2 (esquerda) e NMME (direita). Fonte: Tropical Tidbits.

Os modelos CFSv2 e NMME mostram anomalias positivas de chuva maiores para a metade norte do país. Isso pode ser justificado pelo que foi dito anteriormente, que a primeira quinzena será chuvosa nessas áreas, com contribuição para a TSM mais aquecida na região costeira do estado do Espírito Santo e do sul da Bahia, que acabam favorecendo o estabelecimento de sistemas frontais e, consequentemente, a convergência de umidade nas áreas mais ao norte.

No entanto, para a Região Sul e parte de São Paulo, os modelos mostram pouca chuva e até anomalias negativas (CFSv2) que, neste último caso, pode ser tratada como exagero. Sim, as chuvas serão menos volumosas para o Centro-Sul, ocorrendo de forma mais isolada, porém, trazendo risco para temporais.