Fim de semana com sol, chuva e frio do Sul ao Sudeste e Centro-Oeste

A atuação de uma massa de ar frio em parte do centro-sul do país e a atuação de uma frente fria proporcionam frio tardio em parte das regiões Sul e Sudeste e chuvas no centro-leste do país. Confira os detalhes.

Acumulado de precipitação
Neste fim de semana uma frente fria traz chuvas expressivas para o centro-leste do país. Já em parte do centro-sul, destaque para o frio fora de época

A atuação de uma frente fria vem provocando chuvas desde meados desta semana na Região Sul, e desde de ontem (18), contribui para a organização da umidade em boa parte do Brasil Central e da Região Sudeste.

Além disso, uma massa de ar frio também passou a influenciar e a baixar as temperaturas na porção leste das regiões Sul e Sudeste. Essa condição deve se intensificar nos próximos dias nessas áreas, com patamares térmicos observados.

Alertas e destaques para o sábado

Frente fria se mantém atuante que, em combinação com a Alta da Bolívia, contribui para a organização da umidade desde o oeste da Região Norte até o Sudeste. Assim, o dia fica nublado em toda a Região Norte, em todo o Sudeste e em praticamente todo o Centro-Oeste.

Previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade pela manhã em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no norte de São Paulo, no sul de Goiás, no sudeste do Mato Grosso e no norte e nordeste do Mato Grosso do Sul.

Já no período da tarde, as instabilidades se desenvolvem e há previsão de chuvas de até forte intensidade no Espírito Santo, em Minas Gerais e em boa parte do Centro-Oeste, com exceção do sul e oeste do Mato Grosso do Sul e do sudoeste do Mato Grosso, onde o sol aparece entre muitas nuvens e há potencial de chuvas muito isoladas e de curta duração.

Do nordeste do Rio Grande do Sul até o leste paulista, o tempo fica nublado e com possibilidade de chuva fraca, devido à presença de uma massa de ar frio que contribui para o transporte de umidade além da redução das temperaturas e para a sensação de frio. No interior da Região Sul, o tempo firme predomina, com sol já pela manhã nas demais regiões gaúchas e no oeste do demais estados. A partir da tarde, o sol aparece nas demais áreas.

Alertas e destaques para o domingo

A massa de ar frio avança e permite um tempo firme e ensolarado em toda a Região Sul, e em boa parte do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, com exceção do norte e leste desses estados, onde o tempo fica nublado, mas sem previsão de chuva.

ECMWF temperatura
Mínimas para o domingo, mostram as baixas temperaturas na madrugada e manhã no leste das regiões Sul e Sudeste. Ao longo do dia, a sensação é amena e no interior o calor predomina.

Já no restante do Centro-Oeste e do Sudeste, o tempo fica nublado com chuva fraca alternando com períodos de melhoria no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. No estado do Espírito Santo, nas demais regiões mineiras e nos estados de Goiás e do Mato Grosso, chuvas moderadas ocorrem de forma mais isolada pela manhã e precipitação mais intensa a partir de meados da tarde.