Fim de semana com chuva e redução das temperaturas no Centro-Sul

Neste fim de semana uma frente fria avança pela Região Sul e muda o tempo em boa parte do Centro-Sul. Redução das temperaturas e pancadas de chuva são esperadas nos três estados do Sul, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo.

satélite; chuvas no Sul
Região de cavado contribui para chuvas de moderada a forte intensidade no extremo oeste da Região Sul na sexta-feira (16).

Nos últimos dias, as chuvas voltaram a ocorrer em parte da Região Sul na forma de pancadas isoladas, devido à atuação de uma região de cavado. As chuvas mais expressivas ocorreram no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina, com até forte intensidade, mas sem registro de transtornos.

Neste fim de semana, uma frente fria muda o tempo em boa parte do Centro-Sul, levando potencial de chuva para toda a Região Sul, estado do Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo, além da queda das temperaturas. Confira a seguir os mapas do modelo ECMWF.

Chuvas e o deslocamento da frente fria

Na manhã de sábado (17), a frente fria já se encontra sobre a Região Sul, deixando o tempo nublado nos três estados e no sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Já pela manhã chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrem no leste e norte do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina e do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul.

A partir da tarde, as instabilidades ganham intensidade e se espalham provocando pancadas isoladas na metade norte do Rio Grande do Sul, em todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná, no Mato Grosso do Sul, oeste e sul de São Paulo. Há maior probabilidade de temporais no noroeste gaúcho, no norte paranaense, no sul mato-grossense-do-sul e no oeste paulista.

No domingo (18), o sistema frontal se encontra mais afastado no oceano, mas uma região de cavado contribui para a sustentação do tempo instável no Centro-Sul. Com contribuição extra da circulação de leste, o tempo fica nublado e chuvoso em toda a faixa leste que vai do nordeste do Rio Grande do Sul até o litoral norte de São Paulo, com chuvas alternando de intensidade ao longo do dia, ocorrendo maior intensidade à partir de meados da tarde.

As chuvas mais abrangentes e intensas ocorrem em Santa Catarina e no Paraná, se estendendo pelo interior até a porção mais central desses estados. No Mato Grosso do Sul e no centro-oeste e norte de São Paulo, as pancadas a partir do meio da tarde ocorrem de forma muito isolada.

Avanço da massa de ar frio e a redução das temperaturas

A próxima massa de ar frio não consegue avançar de forma continental, proporcionando redução mais efetiva das temperaturas nos próximos dias somente no estado do Rio Grande do Sul e na porção leste de Santa Catarina até o leste de São Paulo.

A redução das temperaturas não será intensa, mas traz uma condição bastante agradável ao longo do fim de semana. Sensação de frio se espera nas regiões mais elevadas. Com o tempo mais fechado e a ocorrência de chuva, sem atuação de ventos de norte, as localidades mais para o interior também terão sensação agradável ao longo dos próximos dias.