Fim de semana: avanço de frente fria e chuva irregular na Região Sul

Neste fim de semana o tempo muda na Região Sul com o avanço de uma frente fria, no entanto, as chuvas ainda ocorrem de forma irregular sem expectativas para volumes elevados.

chuva, estiagem no Sul
Frente fria provoca mudanças no Centro-Sul nos próximos dias. Alerta de tempestades para o oeste da Região Sul e para o estado do Mato Grosso do Sul.

O tempo seco e com temperaturas amenas vem predominando no Centro-Sul do país, onde chuvas de fraca intensidade ocorrem somente na faixa leste entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro, devido a atuação da tempestade subtropical Potira que contribui para o transporte de umidade.

O sistema faz parte de uma configuração de bloqueio que, além de manter o tempo seco no Centro-Sul, proporciona chuvas mais intensas nas regiões Norte e Nordeste.

Nos próximos dias, o padrão de bloqueio tende a mudar e uma frente fria consegue avançar pela Região Sul, provocando chuvas irregulares que podem ocorrer na forma de tempestades no oeste dos três estados e no Mato Grosso do Sul.

Avanço de frente fria, distribuição e volume da precipitação

Nesta sexta-feira (23), a tempestade subtropical Potira começa a perder intensidade, mas mantém o transporte de umidade para o leste da Região Sul, do estado de São Paulo e para o Rio de Janeiro. Como os ventos ocorrem com menor intensidade, o sol consegue aparecer entre as nuvens e há previsão de chuva fraca e isolada somente pela manhã no leste de Santa Catarina e do Paraná.

No restante do Centro-Sul o tempo firme predomina, com maior concentração de nuvens somente no extremo oeste do Paraná, oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, sem possibilidade para a ocorrência de chuva.

Na madrugada do sábado (24), uma frente fria se forma e se acopla à uma região de cavado no norte da Argentina. O avanço do sistema frontal favorece o deslocamento de instabilidades em direção ao oeste da Região Sul, levando a possibilidade para a ocorrência de pancadas isoladas no início da manhã no oeste dos três estados. No decorrer do período, sem previsão de grandes mudanças, apenas de aumento da nebulosidade no sul, norte e porção central do Rio Grande do Sul.

A partir do meio da tarde, o tempo fica nublado em todo o território gaúcho, no meio-oeste catarinense e na metade oeste paranaense. Há alerta para tempestades no noroeste do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no oeste e sudoeste do Paraná.

No fim do dia as chuvas já ocorrem com menor intensidade e de forma mais isolada, se extinguindo no decorrer da noite. Já para o oeste do Mato Grosso do Sul, as instabilidades se desenvolvem e deixam em alerta para a ocorrência de tempestades.

No domingo (25), a frente fria se mantém sobre o Sul do país e deixa o tempo nublado em toda a Região Sul, oeste de São Paulo e no estado do Mato Grosso do Sul. Previsão de chuva fraca e isolada a qualquer hora do dia no sul, centro, leste e norte do Rio Grande do Sul, no meio-oeste de Santa Catarina e no oeste e sudoeste do Paraná. No oeste do Mato Grosso do Sul, chove com moderada a forte intensidade pela manhã, e de forma mais fraca e isolada a partir da tarde.

Nas demais regiões de Santa Catarina e do Paraná passa a chover a partir de meados da tarde, com as instabilidade atingindo o sul de São Paulo por volta do início da noite.