Fim de semana com alerta de muita chuva na Região Sul

Chuvas intensas estão previstas para o próximo fim de semana com potencial para transtornos nos três estados da Região Sul. Confira os detalhes e os alertas da previsão.

alerta chuva volumosa
Previsão de chuvas muito volumosas na Região Sul. Há potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos.

Após uma semana nebulosa e de pouquíssima chuva, o fim de semana será instável na Região Sul em decorrência do processo de formação de um ciclone com características subtropicais, que posteriormente se desloca rapidamente para o oceano, sem riscos em potencial, apenas aumento da agitação marítima e ventos de moderada intensidade, entre o leste de Santa Catarina e de São Paulo.

Neste processo, chuvas volumosas atingem os três estados da Região durante o sábado, levando potencial para transtornos como alagamentos, inundações e até mesmo deslizamentos de terra. Confira os detalhes da previsão e os alertas a seguir.

Volumes elevados e alertas para o sábado

A partir da tarde desta sexta-feira (18), uma região de cavado começa a se desenvolver e chuvas isoladas e de fraca intensidade ocorrem no oeste e noroeste do Paraná e no oeste de Santa Catarina.

Na região metropolita de Florianópolis e regiões próximas os volumes podem superar os 100 mm em 24h. Em Curitiba, o volume previsto está em torno de 40 mm. Já em Porto Alegre, os acumulados não passam dos 15 mm.

Por volta do fim do dia e início da noite, as instabilidades ganham força e se espalham provocando chuvas de moderada intensidade no oeste e sudoeste do Paraná, no oeste de Santa Catarina e no extremo norte do Rio Grande do Sul. Nas demais regiões paranaenses e catarinenses chove com fraca intensidade.

Na madrugada do sábado (19), as primeiras chuvas mais intensas ocorrem no norte e leste de Santa Catarina, leste, sul e oeste do Paraná. Essa condição bastante chuvosa se mantém ao longo de toda a manhã, passando a ocorrer nas demais regiões catarinenses e no norte do Rio Grande do Sul. Há alerta de transtornos como alagamentos e inundações.

No período da tarde as chuvas continuam, no entanto, ganham intensidade mais na porção central e leste de Santa Catarina e do Paraná, norte e nordeste do Rio Grande do Sul. No leste e sul catarinenses, e no litoral norte gaúcho, as chuvas intensas se estendem ao longo da noite. Há potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.

Um domingo sem chuva

No domingo (20), o ciclone subtropical já se encontra formado no oceano, influenciando pouco nas condições do tempo na Região. Mesmo assim, há bastante nebulosidade nos três estados, mas sem potencial para a ocorrência de chuvas significativas, somente de chuva na forma de garoa no sul gaúcho e no leste catarinense, alternando com períodos de melhoria. Assim, dia nublado, calmo e frio predomina.