Fim de semana com alerta para novos eventos extremos para a Região Sul

Formação de intenso e atípico ciclone extratropical e sua frente fria associada favorece a ocorrência de chuvas intensas na Região Sul, com potencial para transtornos por alagamentos, inundações, intensas rajadas de vento e que da de granizo.

temporais, granizo, alerta de tempo severo
Frente fria avança pela Região Sul deixando alerta para novos temporais para a Região Sul. Potencial para transtornos por inundações, ventos e granizo

O próximo fim de semana será marcado novamente por eventos extremos no Sul do Brasil, devido ao avanço de uma intensa frente fria pela Região. O calor intenso também será destaque para boa parte do país, em decorrência da atuação dos ventos de quadrante norte.

As altas temperaturas, contribuem para potencializar as chuvas na Região Sul e para temporais isolados no Centro-Oeste e no Sudeste. A seguir, confira os alertas e destaque para o fim de semana.

Alertas e destaques para o fim de semana

No decorrer da próxima madrugada um intenso ciclone extratropical se forma na região do Mar del Plata, na Argentina, e sua frente fria associada começa a tomar forma e a produzir chuvas intensas no oeste do Uruguai, no nordeste argentino e no extremo oeste do Rio Grande do Sul. Os temporais podem vir acompanhados de intensas rajadas de vento e queda de granizo.

A condição pré-frontal favorece o aumento das temperaturas, o que potencializa os temporais, aumento à chance para para transtornos por alagamentos, inundações, rajadas de vento e ocorrência de granizo.

No início da manhã de sábado (19), as instabilidades avançam mais pelo oeste e passam a atuar também na região da Campanha e Central. No fim do período, as chuvas intensas ocorrem em todo o centro-sul e oeste gaúcho, com possibilidade de temporais isolados no restante do estado, no oeste de Santa Catarina e do Paraná.

No período da tarde, com o avanço da frente fria as chuvas mais abrangentes e volumosas se espalham por todo o território gaúcho, meio-oeste catarinense, sul, sudoeste, centro-norte e noroeste paranaenses. Nas demais regiões do Sul, as chuvas ocorrem de forma mais isolada, porém, podem ocorrer na forma de temporais.

Para o Sudeste e o Centro-Oeste, o dia segue com tempo firme, ensolarado e muito quente. Alerta para temporais isolados a partir do meio da tarde em todo o estado de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, Rio de Janeiro, sul do Mato Grosso do Sul e no estado de Goiás.

No domingo (20), a frente fria se mantém sobre a Região Sul, produzindo chuvas intensas já pela manhã no norte e noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, oeste e sudoeste do Paraná. Novamente levando potencial de transtornos. No fim do período, os temporais voltam a ocorrer no meio-oeste catarinense, sul, oeste e centro-norte paranaenses, se mantendo no norte gaúcho.

Segundo o modelo ECMWF, os acumulados podem atingir facilmente os 100 mm no período de 48h no oeste da Região Sul. Além disso, com o deslocamento do sistema, as rajadas de vento podem chegar aos 90 km/h na manhã do sábado.

No decorrer da tarde, principalmente a partir da metade do período, as chuvas intensas e abrangentes se espalham por todo o estado de Santa Catarina e do Paraná, com redução para o norte do Rio Grande do Sul, onde nas demais regiões, o dia fica com tempo firme e temperaturas amenas.

Para o Centro-Oeste e o Sudeste, a condição é bastante semelhante ao do dia anterior, com a ressalva de que os temporais no período da tarde ocorrem em todos os estados dessas regiões. A maior probabilidade para eventos mais intensos e volumosos está para o sul, norte, centro e oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, estado de Goiás, leste do Mato Grosso e nordeste do Mato Grosso do Sul.