Fevereiro inicia com chuvas mais intensas ainda para o Centro-Sul

Mesmo com a previsão de pancadas isoladas na porção central do país, os destaque para este início de fevereiro ainda é o potencial elevado para a ocorrência de temporais e chuvas volumosas na Região Sul e no Mato Grosso do Sul. Ciclone extratropical também se forma no fim da semana.

Alerta; temporais; ciclone
Chuvas continuam a ocorrer de forma volumosa no Centro-Sul do país, principalmente na Região Sul e no estado do MS.

Para a primeira semana de fevereiro, os maiores volumes de precipitação se mantêm concentrados na porção Centro-Sul do país, principalmente na Região Sul e no estado do Mato Grosso do Sul.

A formação de um ciclone extratropical mais para o fim de semana, próximo do Rio Grande do Sul, também é destaque neste início de mês.

Alertas e destaques até meados da semana

Para os próximos dias, a atuação de cavados no Centro-Sul do país mantém o tempo instável e com potencial para chuvas volumosas na porção mais oeste da Região Sul, estado do Mato Grosso do Sul e no oeste de São Paulo. Os acumulados podem atingir os 200 mm nas próximas 72 horas no oeste do Rio Grande do Sul, segundo o modelos ECMWF.

Nos próximos dias, há alerta de temporais para todo o Centro-Sul. No entanto, no Rio Grande do Sul, a formação de um sistema de baixa pressão leva potencial para a ocorrência de eventos mais intensos e abrangentes na quarta-feira.

Na manhã desta segunda-feira (01), pancadas de chuva isoladas atingem o oeste e noroeste paranaenses e o sul sul-mato-grossense mais para o fim do período. O Oeste e Campanha do Rio Grande do Sul, também tem previsão de chuva, porém com maior intensidade. No restante da Região Sul, o tempo segue com bastante nebulosidade. No Sudeste, tempo igualmente instável com ocorrência de chuvas muito isoladas em São Paulo e no sul de Minas Gerais.

No período da tarde, principalmente entre as 15 e 18 horas, há alerta de temporais isolados no norte, nordeste, sul e oeste do Rio Grande do Sul, oeste, norte e leste de Santa Catarina e em todo o Paraná, sendo neste último com maior abrangência. No Mato Grosso do Sul, estado de São Paulo e no centro-sul e oeste de Minas Gerais, o alerta de chuvas mais intensas também se mantém.

Na terça-feira (01) e na quarta-feira (02), o mesmo padrão se estabelece, com exceção para o início da manhã, quando as chuvas ocorrem de forma mais abrangente e intensa no oeste e sul do Rio Grande do Sul. Já para o período da tarde, o alerta de temporais se espalha por todo o Centro-Sul, inclusive para todo o estado de São Paulo, sul do Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais e região do Triângulo Mineiro.

No entanto, na tarde da quarta-feira, as chuvas no Centro-Oeste e no Sudeste ocorrem de forma mais isoladas, devido à atuação de uma baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, proporcionando toda a “atenção” do jato de baixos níveis. Assim, há potencial para fortes temporais e chuvas volumosas no território gaúcho.

O ciclone extratropical próximo à Região Sul

Tanto o modelos ECMWF quanto o GFS trazem a possibilidade da formação de um ciclone extratropical próximo à costa da Região Sul a partir de quinta-feira (05). A diferença se encontra no posicionamento e na intensidade.

Enquanto que o modelo europeu traz um sistema muito próximo do Rio Grande do Sul e bem intenso, com centro em 989 hPa, o americano já desloca à baixa pressão mais para norte e um pouco mais afastado da costa da Região Sul, com centro em 1003 hPa. Em vista disso, é preciso seguir com o monitoramento dos modelos, mesmo sabendo que o ECMWF tende a exagerar um pouco na intensidade desses sistemas mais intensos. De qualquer forma, há alerta de ventos mais intensos e intensa taxa de precipitação para o leste gaúcho e catarinense.

A boa notícia é de que ambos os modelos concordam em um avanço de uma massa de ar mais frio e, consequentemente, para a diminuição das temperaturas no Centro-Sul, bem como para chuvas mais expressivas para a Região Sudeste e Centro-Oeste.