Domingo do Dia dos Pais gelado no Brasil: INMET emite alertas de declínio de temperatura e de geadas para até 11 estados

Ar polar continua avançando pelo Brasil neste domingo, afetando boa parte do Brasil e deixando alertas de declínio de temperatura e risco de geadas. Confira a previsão do tempo.
Uma intensa massa de ar polar começou a avançar pelo Brasil entre a noite da quinta-feira (7) e da madrugada da sexta-feira (8), avançando de forma mais efetiva pelo centro-sul do país entre a sexta-feira (8) e este sábado (9).
O ar frio, juntamente com a atuação de um frente fria, favoreceu a ocorrência de neve nesta madrugada e início da manhã deste sábado (9) nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Apesar da continuidade e do avanço do ar polar, não há possibilidade de neve nos próximos dias.

No entanto, há destaques para este domingo (10) em boa parte do Brasil, ou melhor, para 11 estados. A massa de ar polar vai favorecer a ocorrência de geadas nas regiões Sul e Sudeste e causar o declínio acentuado das temperaturas até as regiões Centro-Oeste e Norte. Em vista dessa condição, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos para o risco de geada para 4 estados e de declínio de temperatura para 11 estados:
- Rio Grande do Sul: alerta amarelo e laranja de geada
- Santa Catarina: alerta amarelo e laranja de geada
- Paraná: alerta amarelo e laranja de geada
- São Paulo: alerta amarelo de declínio de temperatura
- Minas Gerais: alerta amarelo de geada e declínio de temperatura
- Rio de Janeiro: alerta amarelo de declínio de temperatura
- Espírito Santo: alerta amarelo de declínio de temperatura
- Goiás: alerta amarelo de declínio de temperatura
- Mato Grosso do Sul: alerta amarelo de declínio de temperatura
- Mato Grosso: alerta amarelo de declínio de temperatura
- Rondônia: alerta amarelo de declínio de temperatura
As baixas temperaturas continuam ao longo da semana, mas com perda de intensidade. No entanto, há condições para a manutenção dos avisos até o início da semana.
Domingo do Dia dos Pais será gelado
Neste domingo (10), o núcleo da massa de ar polar fica sobre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, com o ar frio abrangendo toda a Região Sul, boa parte do Sudeste, a metade sul do Centro-Oeste. No entanto, os ventos de sul conseguem transportar o ar gélido até o sul e oeste da Região Norte, para o norte de Goiás e de Minas Gerais.
As temperaturas mínimas do dia acontecem entre o fim da madrugada e o início da manhã, entre as 5 e as 7h.
Na Região Sul, as temperaturas ficam abaixo dos 10°C em todas as áreas, com valores de 0 a 5°C sendo previstas para praticamente todo o Rio Grande do Sul, com exceção para a região da faixa leste e região de Porto Alegre; boa parte de Santa Catarina, com exceção da faixa leste e região de Blumenau; e também em boa parte do Paraná, com exceção da porção norte. Assim, há potencial de geadas em boa parte da Região Sul, uma vez que essa condição é prevista em temperaturas abaixo dos 4 ou 5°C. Vale ressaltar que, nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, as temperaturas podem ser negativas.

Na Região Sudeste, as temperaturas mínimas variam de 7 a 10°C em boa parte do estado de São Paulo, com mínimas de até 13°C nas regiões costeiras. Em Minas Gerais mínima de 6 a 20°C, com temperaturas mais baixas na porção sul e mais elevadas no norte. No Rio de Janeiro, as mínimas variam de 9 a 17°C e, no Espírito Santo, de 18 a 19°C. O destaque e a atenção ficam para a região do Sul Mineiro, Serra da Mantiqueira e entre os estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as temperaturas podem ficar em torno de 3°C e em alguns pontos em torno dos 0°C, o que traz risco para a formação de geadas.
No Centro-Oeste e em Rondônia, as temperaturas variam de 5 aos 22°C, sendo mais elevadas no norte do Mato Grosso e em Rondônia. Nas demais áreas as temperaturas atingem no máximo os 16°C. As temperaturas mínimas mais baixas ficam no Mato Grosso do Sul, com 5°C sendo previstos para o sul do estado, o que traz a possibilidade pontual para a formação de geada.

As temperaturas máximas não devem passar dos 20 a 23°C até o limite do Mato Grosso do Sul, do norte do norte de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Espírito Santo, o que mantém a sensação de frio ao longo de todo o domingo. Além disso, as localidades do leste podem registrar sensação térmica mais baixa provocada pelos ventos moderados de sul.
A tendência é que o frio continue ao longo de toda a semana, diminuindo de intensidade em boa parte do Brasil, mas se mantendo na Região Sul e no leste do Sudeste, principalmente no leste paulista e no Rio de Janeiro.