Duas frentes frias mudam o tempo em até 6 estados na próxima semana; veja quais

A semana será de tempo seco em boa parte do Brasil, mas também de mudança para 6 estados do centro-sul do país. Confira aqui os detalhes da previsão do tempo.
A semana será de contraste pelo Brasil, com tempo firme e quente em boa parte do centro-norte, e temperaturas baixas, com mudança do tempo, no centro-sul do país.
O contraste térmico será interessante na próxima semana. No centro-norte do Brasil, entre as regiões Norte e Centro-Oeste, algumas localidades podem registrar temperaturas próximas dos 40°C, enquanto que no centro-sul as máximas terão dificuldades de passar dos 20°C a partir da quarta-feira (23). Além disso, com o tempo seco e as temperaturas elevadas, os índices de umidade podem ficar abaixo dos 20%, próximo a níveis registrados em regiões desérticas.

A mudança do tempo acontece a partir desta quarta-feira (23) através de um fraca frente fria e da incursão de uma outra massa de ar frio. Já na sexta-feira (25), uma segunda frente fria chega ao Brasil e promete ganhar intensidade ao longo do fim de semana e, principalmente, no início da próxima semana, trazendo chuvas intensas e bastante frio.
A primeira mudança do tempo
Já na madrugada da quarta-feira (23), uma fraca frente fria avança de forma costeira pelo Sul do Brasil, chegando ao estado de São Paulo no período da manhã. O sistema provoca mais aumento da nebulosidade do que chuva. Quem provoca mais mudanças é a massa de ar polar que, além de baixar as temperaturas, contribui para o transporte de umidade para as áreas do leste do Sul e do Sudeste.
Assim, o tempo fica nublado e com possibilidade de chuvisco em todo o norte do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. A partir do fim da manhã e do início da tarde, o tempo fica mais aberto nessa porção do Rio Grande do Sul e passa a fechar, com possibilidade de chuva fraca e chuvisco no leste de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e no Rio de Janeiro. Além disso, as temperaturas diminuem ao longo do dia e a noite promete ser bastante gelada para a maior parte das localidades do Sul e do centro-leste de São Paulo.

As temperaturas no fim da noite podem atingir os:
- 9°C em Porto Alegre e os 5°C na Serra Gaúcha;
- 14°C em Florianópolis e de 3 a 5°C na Serra Catarinense;
- 11°C em Curitiba;
- 14°C em São Paulo.
A diminuição das temperaturas segue ao longo da madrugada e traz a expectativa de uma quinta-feira (24) com temperaturas de inverno.
Na quinta-feira (25) a influência da massa de ar polar continua, com o sistema atuando mais no oceano e mantendo o transporte de umidade e as temperaturas baixas. Esse deslocamento para o oceano possibilita a atuação de uma região mais instável no oeste da Região Sul.
Instabilidades já começam a provocar chuva no Oeste e região das Missões do Rio Grande do Sul na madrugada, espalhando para o Norte e região Central no período da manhã. As chuvas chegam em Porto Alegre e na Serra no período da tarde, sem potencial para transtornos. No oeste e sul de Santa Catarina, também há previsão de chuva a partir do período da manhã.

Na faixa leste de Santa Catarina até o Rio de Janeiro, o tempo fica nublado e com possibilidade de chuva fraca ou chuvisco. Destaque para a mudança no estado do Espírito Santo a partir da tarde, onde a nebulosidade aumenta bastante, mas não há potencial para chuva.
No período da noite, as instabilidades, mesmo perdendo força, conseguem chegar ao extremo oeste e no sudoeste do Paraná e provocar chuvas pontuais e de fraca intensidade.
A segunda frente fria chega ao Brasil
Na sexta-feira (25), a massa de ar polar avança mais para o oceano, mas continua contribuindo para o transporte de umidade para o leste do Sul e do Sudeste e para condições mais instáveis no interior. Ao mesmo tempo, uma frente fria avança do Uruguai e da Argentina em direção ao Sul do Brasil, chegando ao Rio Grande do Sul por volta do meio da tarde.
Assim, a sexta-feira (25) será de tempo nublado e com possibilidade de chuva fraca ou chuvisco em todo o centro-leste de Santa Catarina, no leste do Paraná, no leste de São Paulo e no Espírito Santo. No Rio de Janeiro, a nebulosidade será variável e há risco de chuva fraca alternando com períodos de melhoria.

No meio-oeste de Santa Catarina, no sul do Paraná e no oeste e norte do Rio Grande do Sul, as chuvas acontecem de forma mais isolada, com possibilidade de pancadas de moderada intensidade.
Entre o meio e o fim da tarde, a frente fria atua na região da Campanha e Sul do Rio Grande do Sul levando o potencial de chuvas de fraca a moderada intensidade. Instabilidades conseguem se formar na região Central, Norte e de Porto Alegre e provocar pancadas.
Frente fria avança e se intensifica no fim de semana
No sábado (26), a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul provocando chuvas de fraca intensidade e afetando Santa Catarina a partir da tarde, através do aumento da nebulosidade e de chuvas pontuais de fraca intensidade na metade leste do estado.
No domingo (27), o sistema atua no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná. As chuvas aumentam de intensidade e acontecem de forma abrangente pegando o norte e leste gaúcho, todo o território catarinense o sul, leste e oeste paranaenses. Não há potencial para transtornos.

Os alertas ficam para a segunda-feira (28), quando as chuvas podem ocorrer de forma intensa e trazer potencial para alagamentos e inundações entre o norte do Rio Grande do Sul e o estado de Santa Catarina.