Domingo (5) sob alerta de perigo de tempestades e de baixa umidade para 14 estados; veja os detalhes

Domingo será com risco elevado de baixa umidade no Brasil Central. Além disso, uma nova frente fria começa a se formar e traz risco de tempestades severas. Confira as áreas sob alerta.
Neste domingo (5), o tempo firme vai predominar em boa parte do Brasil, com temperaturas acima dos 30°C já no fim da manhã e máximas podendo atingir os 40°C. Essa condição de tempo firme e quente durante uma transição de período seco para úmido potencializa o risco de baixa umidade, em patamares de perigo abaixo dos 20%.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), para este domingo (5), 10 estados estão sob condições de “perigo potencial” (aviso amarelo) e 7 sob “perigo” (aviso laranja), levando em consideração que há estados que possuem os dois tipos de avisos:
- Paraná
- São Paulo
- Minas Gerais
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Goiás
- Bahia
- Tocantins
- Maranhão
- Piauí
- Ceará
- Rio Grande do Norte
- Paraíba
Além do calor e da baixíssima umidade, uma nova frente fria começa a se formar na Região Sul e traz risco de tempestades para o Rio Grande do Sul. O INMET emitiu aviso laranja para o estado do Rio Grande do Sul.
A seguir trazemos os detalhes da previsão do tempo e dos alertas para este domingo (5).
Domingo: alertas de baixa umidade e de tempestades severas
A região mais instável que atua no Sul do Brasil vai embora e dá espaço para o processo de formação de uma frente fria entre o Uruguai e a Argentina ao longo da madrugada de domingo (5).
Esse processo gera uma região mais instável que se desloca em direção ao Rio Grande do Sul, que é atingido pelas instabilidades a partir da tarde, levando risco de chuvas intensas e de tempestades para as regiões de fronteira com o Uruguai.

Entre o fim da tarde e o início da noite, a frente fria está formada e começa a avançar pelo Rio Grande do Sul. Nesse momento, há alerta para o risco de tempestades severas no Oeste, Campanha, Sul, Sudeste e sul da região Central do território gaúcho. Essa condição se mantém ao longo de toda a noite. Na região de Porto Alegre, o potencial de chuvas é pequeno, mas pancadas isoladas podem ocorrer.
Vale o alerta de ventos intensos de quadrante norte na Região Central e de Porto Alegre ao longo do dia. A intensidade das rajadas pode atingir valores máximos de 60 a 80 km/h.

Devido a atuação desse sistema mais ao Sul do Brasil, o escoamento dos ventos conseguem transportar o ar mais quente do norte para o Sul, Sudeste e porção central do país, favorecendo o aumento das temperaturas e a redução da umidade do ar.
Assim, neste domingo (5), as temperaturas já pela manhã podem atingir os 30°C no Centro-Oeste, no interior e norte do Nordeste e no oeste do Sudeste, entre o norte e oeste de São Paulo e a região do Triângulo Mineiro. Na região de Porto Alegre as temperaturas ficam próximas dos 30°C, em torno dos 27°C.

No período da tarde, as temperaturas máximas passam dos 30°C em boa parte da Região Sul, atingindo os 35 e 36°C no norte e noroeste do Paraná. No Sudeste, há previsão de temperaturas de até 38°C no oeste de São Paulo. Já no Centro-Oeste, as temperaturas máximas variam pouco, mas em um patamar mais elevado de 36 a 40°C, bem como no interior e norte do Nordeste.

Para boa parte do Sudeste, norte da Região Sul, todo o Centro-Oeste, metade sul do Pará e interior do Nordeste, há alerta de baixa umidade, com níveis críticos, abaixo dos 20% para o Brasil Central, interior do Sudeste e do Nordeste.