Contrastes pelo Brasil: muita chuva e tempo seco! Quando isso vai mudar?

Enquanto partes do Norte vivem dias de chuvas extremamente volumosas e transbordamentos de rios, o Sudeste do Brasil vive dias de muito calor e secura! Por quanto tempo mais essa gangorra meteorológica irá continuar?

Previsão chuvas Brasil
Enquanto o Norte registra chuvas mais volumosas que o normal, o Sudeste do Brasil vive dias muito quentes e secos!

A chegada do outono já provocou uma grande mudança das condições meteorológicas no Brasil! As chuvas volumosas deram trégua em grande parte do Sudeste e partes do Centro-Oeste, e passaram a ocorrer sobre o Norte e Nordeste. Inclusive, as chuvas estão voltando gradativamente a região Sul, que até então vivia um longo período seco e de temperaturas muito elevadas.

Grandes acumulados de chuva estão sendo despejados na região Norte, deixando cidades em situação de emergência devido aos transbordamentos dos rios. Enquanto isso, o Sudeste enfrenta dias muito quentes e secos.

Nos últimos dias, as regiões Norte e Sudeste do país têm vivido condições completamente opostas de tempo: o Norte tem registrado vários dias de chuvas muito volumosas, enquanto no Sudeste a chuva se tornou escassa e a umidade despencou.

O sudoeste da região Norte tem sido uma das regiões mais afetadas pelas chuvas volumosas, principalmente devido a formação de uma baixa pressão, associada a uma circulação ciclônica dos ventos em baixos níveis, que tem gerado muitas instabilidades. No estado de Rondônia, rios transbordaram devido ao excesso de chuvas, deixando algumas cidades alagadas e famílias desabrigadas.

Já no Sudeste parece que o botão de “desligar” das chuvas foi acionado logo no início da nova estação, principalmente sobre Minas Gerais, onde as chuvas diminuíram drasticamente, juntamente com a umidade relativa, que despencou principalmente no interior e norte do estado. As chuvas se foram, mas o calor do verão não! As temperaturas continuam elevadas em todos os estados da região Sudeste, principalmente durante a tarde, quando facilmente batem a marca de 30°C, caracterizando dias muito quentes e secos!

Até quando esse padrão meteorológico vai continuar?

Podemos adiantar que até o final dessa semana poucas coisas irão mudar do atual cenário meteorológico! A região Norte continuará recebendo grandes acumulados de chuva até domingo (26), principalmente na porção sudoeste, devido a persistência dessa baixa pressão que já atua, mas irá perder força gradativamente ao longo dos próximos dias. Entre o oeste do Amazonas, Acre e Rondônia os acumulados poderão chegar a 100 ou até 200 mm até o final de semana, o que poderá causar novos transbordamentos e enchentes.

No início da próxima semana essas chuvas volumosas deverão dar uma trégua a região, voltando a ocorrer na forma de pancadas isoladas durante a tarde. Porém, não podemos deixar de lembrar que essa ainda é uma época de chuvas para a região, portanto, novos episódios como este poderão voltar a ocorrer.

Até o final de semana pouca coisa deve mudar no Sudeste também. O tempo permanecerá mais estável em grande parte da região até domingo, com pouca chance de chuva, temperaturas mais elevadas à tarde e mais amenas de madrugada. A mudança deverá chegar no início da próxima semana!

Uma mudança no tempo é esperada no início da próxima semana, com a chegada de uma frente fria no Sudeste e uma trégua das chuvas volumosas em partes do Norte!

Entre hoje e amanhã um ciclone deverá se formar próximo a costa da região Sul do Brasil, o que poderá provocar chuvas sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Porém, esse ciclone rapidamente se deslocará para o oceano e, sem uma frente fria associada, não provocará grandes mudanças no tempo nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.

Entretanto, um novo ciclone deverá se formar entre o Rio Grande do Sul e Uruguai no sábado (25)! Esse ciclone será mais intenso que seu antecessor e terá uma frente fria associada que deverá provocar temporais e chuva generalizada no Sul entre sábado e domingo.

Uma frente fria deverá mudar as condições do tempo sobre o Sudeste entre domingo (26) a noite e o início da segunda-feira (27).

Entre domingo e segunda (27), a frente fria avançará para norte, atingindo os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Na capital paulista será notada a mudança do tempo, pois a segunda-feira já será de tempo mais nublado, com maior chance de chuva e temperaturas mais amenas. A chance de chuva também aumentará no restante do estado de São Paulo, porém o declínio das temperaturas será mais sutil no interior.

Na terça-feira (28) a frente fria deverá avançar até Minas Gerais, porém ela já estará menos intensa, já que seu ciclone estará mais afastado do continente, provocando uma mudança bem mais sutil das condições do tempo sobre o estado. Dessa forma, o pequeno alívio da secura e do calorão ficará restrito ao leste de São Paulo e Rio de Janeiro, no início da próxima semana.