Como fica o tempo neste fim de semana e no feriado de 15 de novembro?

Dias típicos sob influência do La Niña, com o país dividido em tempo mais firme em boa parte do centro-sul e instável no centro-norte. Confira os destaques e alertas para o fim de semana prolongado.

Previsão feriado fim de semana
Previsão para o fim de semana prolongado com chuvas em boa parte do país. Saiba também onde vai fazer sol!

As chuvas ainda vão ocorrer em boa parte do país, porém uma parte terá um fim de semana e feriado de 15 de novembro bastante proveitoso. Serão dias com um padrão bem típico sob condições de La Niña: umidade concentrada no centro-norte e tempo mais firme no centro-sul. Confira a seguir os destaques e alertas para os próximos dias.

Destaque da previsão para o sábado

Há atuação de dois principais sistemas: uma alta pressão no oceano próximo à Região Sul e uma região de cavado entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

O primeiro sistema favorece o transporte de umidade e de ar mais frio para toda a faixa leste que vai do sul do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro e deixa o tempo nublado com potencial de chuva fraca, alternando com períodos de melhoria ao longo do dia. No leste gaúcho, o sol predomina a partir da tarde.

Previsão de tempo firme e ensolarado em todo o interior da Região Sul, no Mato Grosso do Sul e nas demais regiões de São Paulo, com maior concentração de nuvens no nordeste do estado. Sol também para toda a faixa norte do país e faixa leste, que vai do Rio Grande do Norte até o norte da Bahia.

Chuvas mais expressivas ocorrem no período da tarde de sábado. Uma padrão mais isolado.

Já desde o oeste da Região Norte até o leste baiano, estado de Minas Gerais e o Espírito Santo, a atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul, deixa o tempo nublado ao longo de todo o dia, com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo de forma isolada no Acre, Amazonas, sul do Pará, no Mato Grosso, no centro-norte de Goiás, no Tocantins, em boa parte do estado da Bahia, no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo.

A partir da tarde, instabilidades se desenvolvem tornando as chuvas mais intensas e abrangentes, mas somente em Rondônia, no sul e oeste do Amazonas, no sul do Pará, na metade norte do Mato Grosso, no centro-sul do Tocantins, no centro-norte de Goiás, no sul e oeste da Bahia, norte e noroeste de Minas Gerais.

Destaque da previsão para o domingo

Os mesmos sistemas continuam a influenciar as condições de tempo no país, com o acréscimo de uma frente fria que avança pela Argentina e o Uruguai.

Na Região Sul, o tempo firme predomina ao longo do dia na maior parte, com tempo nublado e possibilidade de chuva fraca somente na faixa leste de Santa Catarina e do Paraná. No Rio Grande do Sul, pancadas pela manhã no extremo oeste e no sul mais para o fim do dia, sem potencial para transtornos.

No Centro-Oeste e na Região Norte, o dia fica instável com chuvas isoladas de até forte intensidade ocorrendo pela manhã principalmente entre Tocantins, Goiás e o Mato Grosso. No Mato Grosso do Sul, pancadas isoladas no centro-norte e noroeste do estado. A partir da tarde, alerta de tempestades e chuvas intensas para o Mato Grosso, Goiás e Tocantins.

Nebulosidade aumentam e as chuvas se tornam um pouco mais abrangentes no domingo.

No Sudeste e no Nordeste, tempo firme com sol entre poucas nuvens em São Paulo, no Rio de Janeiro e na região do Triângulo Mineiro. Tempo nublado e com baixa possibilidade de chuva em boa parte do território mineiro e no Espírito Santo. No norte de Minas Gerais, sul, oeste e leste da Bahia e nos estados do Maranhão e do Piauí, chuva fraca e isolada pela manhã e pancadas, com potencial para tempestades a partir de meados da tarde.

Destaque da previsão para 15 de novembro

O mesmo padrão se observa, mas redução do potencial das chuvas. Tempo firme predomina da metade sul do Mato Grosso do Sul, na Região Sul, nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro. Tempo mais fechado e sem previsão de chuva, do leste de Santa Catarina até o sul de São Paulo. Previsão de chuva fraca e isolada somente entre o meio da tarde e o fim do dia na metade sul do Rio Grande do Sul.

Chuvas no feriado acontecem de forma mais isolada e mais centradas no Centro-Oeste e no Norte.

Nas demais áreas do Centro-Oeste, na Região Norte e nos estados da Bahia, Maranhão e Piauí, muita nebulosidade, predomínio de pancadas isoladas a partir de meados da tarde.