Como fica o clima para o trimestre Ago-Set-Out?

Saiba como será o fim da estação seca e o início da estação chuvosa. Será que realmente o El Niño estará influenciando as condições meteorológicas do Brasil ao longo desse trimestre?

O fenômeno El Niño estará presente, mas só influenciará no clima do Brasil no final do trimestre.

O inverno até o momento ficou sob uma condição de neutralidade para o El Niño – Oscilação Sul (ENOS), ou seja, as condições meteorológicas no Brasil sofreram influência da Oscilação Antártica e da temperatura da superfície do Oceano Atlântico. Essa influência ainda continuará no próximo trimestre, mesmo com a previsão de aquecimento do CFSv2 para a região 3.4 do Pacífico Equatorial. Mas por que isso?

Para o El Niño ter influência no clima do Brasil é necessário que haja uma persistência de aquecimento acima de 0,5°C durante 2 a 3 meses, ou seja, como a previsão mostra aquecimento acima desse limiar a partir de Agosto e um aumento nos próximos meses, haverá a persistência em Agosto, Setembro e Outubro, assim os efeitos do fenômeno serão observados a partir do final do mês de Outubro e início de Novembro.

Previsão modelo CFSv2 para o trimestre Agosto – Setembro – Outubro

O modelo CFSv2 mostra precipitação ligeiramente acima da média para o Sul e Centro-Leste do país. Vale ressaltar que não há uma representação homogênea das anomalias. Isso ocorre pelo fato de estarmos tratando de uma média dos três meses. Na primeira quinzena de Agosto as chuvas ficarão concentradas no Centro-Sul, devido a uma maior frequência de ciclones e frentes frias, que é proporcionada pelo sinal negativo da Oscilação Antártica. Já para a segunda quinzena, a previsão é do predomínio do tempo seco em todo o país e, consequentemente, mais quente.

Anomalias de precipitação e de temperatura média do ar pata o trimestre ASO, segundo o modelo CFSv2. Fonte: Tropical Tidbits.

Para Setembro, o que se observa é o retorno das chuvas para o Sul e Sudeste e uma maior amplitude dos sistemas frontais, marcando o início da estação chuvosa. No entanto, os maiores acumulados estão na Região Sul. Assim, as temperaturas tendem a ficar um pouco acima do esperado para o mês.

Já para Outubro a previsão ainda está um pouco nebulosa em decorrência da distância da previsão e pelo fato de o El Niño começar a atuar mais para o final do mês. Assim, a previsão para o último mês desse trimestre está sujeita a mudanças. No entanto, as rodadas atuais mostram chuvas concentradas no Rio Grande do Sul e no Nordeste. Pela análise de cenário sugerida pela previsão de El Niño, se pode dizer que na primeira quinzena haverá mais chuvas no Nordeste e, a partir de meados do mês as chuvas passam a se concentrar mais no Sul. Mas isso é só uma possibilidade, sendo necessária uma atualização nos próximos meses.