Ciclone traz intensa mudança e rajadas de até 100 km/h para SP, RJ e MG; veja os detalhes da previsão
Um novo ciclone se forma entre a noite desta segunda e madrugada de terça-feira entre a Argentina e o Rio Grande do Sul, e vai levar condições de tempo severo à Região Sudeste a partir da terça-feira. Veja aqui os detalhes.

Entre a noite desta segunda-feira (8) e início da madrugada de terça-feira (9), um novo ciclone extratropical irá se formar sobre o continente, entre a Argentina e o oeste do Rio Grande do Sul.
O sistema, que terá um deslocamento lento para leste, vai trazer condições de risco para a Região Sudeste do Brasil entre a terça-feira (9) e a quarta-feira (10), como chuvas intensas, descargas elétricas (raios) e rajadas de vento de até 100 km/h, o que pode causar transtornos à população, como alagamentos pontuais em áreas urbanas, destelhamentos e queda de árvores e de estruturas.
Acompanhe abaixo mais detalhes da previsão do tempo para a região.
Terça-feira com aumento das instabilidades no Sudeste
Esta segunda-feira (8) já está sendo marcada pela presença de instabilidades na Região Sudeste do Brasil, especialmente em São Paulo, devido à áreas de baixa pressão juntamente com o aporte de umidade vinda da região Amazônica. Já há registros de pancadas de chuva isoladas, que vieram acompanhadas por rajadas de vento moderadas e queda de granizo na capital paulista, por exemplo.
Contudo, a partir da terça-feira (9), especialmente no período da tarde, é que as instabilidades ganham força na região devido à atuação da frente fria associada ao ciclone extratropical. As áreas de maior risco são os estados de São Paulo e de Minas Gerais.
No período da manhã, são esperadas chuvas abrangentes em todo o estado de São Paulo e na porção centro-sul de Minas Gerais, as quais podem ocorrer de forma localmente intensa. Também ocorrem chuvas, mas mais fracas, no sul do Rio de Janeiro.

A partir da tarde, as instabilidades ganham força e são esperadas chuvas de moderada a forte intensidade em São Paulo, no Rio de Janeiro e em grande parte de Minas Gerais (com exceção no norte e nordeste), que virão acompanhadas por descargas elétricas (raios) nos estados mineiro e carioca.
Na noite da terça (9), as chuvas reduzem em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, porém ainda são esperados temporais isolados no estado paulista, com descargas elétricas.

As rajadas de vento variam entre 60 e 70 km/h nestes três estados ao longo do dia, mas no período da tarde elas serão mais intensas, podendo chegar aos 80 km/h no leste de São Paulo, trazendo riscos de destelhamentos e queda de estruturas.
Quarta-feira de atenção máxima no Sudeste
A quarta-feira (10) será o dia de maior atenção na região devido aos riscos associados ao fortalecimento dos ventos.
O sistema meteorológico continua influenciando o tempo na região na quarta-feira (10), mantendo chuvas de até forte intensidade em São Paulo, no Rio de Janeiro e, principalmente em Minas Gerais, durante a manhã.
A partir da tarde, as instabilidades perdem força em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde são esperadas apenas chuvas fracas e mais localizadas, e durante a noite o tempo já tende a ficar mais firme e com bastante nebulosidade nesses estados.

Contudo, em Minas Gerais ainda são esperadas chuvas localmente intensas e tempestades isoladas a partir da tarde, mas com uma diminuição no período da noite.
São esperadas fortes rajadas de vento já no período da manhã em todo o estado de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, que atingem 80-90 km/h no interior carioca, no leste paulista e no sul mineiro.

Durante a tarde, os ventos se intensificam e são esperadas rajadas intensas de até 100 km/h na faixa leste de São Paulo.
E atenção: ainda há riscos de transtornos como destelhamentos e queda de árvores e de estruturas.