Ciclone se forma nesta terça, 9: maior risco de chuva forte e tempestades; veja as aeras em risco

A formação de um novo ciclone chama a atenção desta terça-feira. O sistema provoca mudanças no tempo em diversas áreas do Brasil. Há aumento nos riscos de chuvas intensas e de tempestades até esta quarta.
Uma área de baixa pressão irá evoluir para um ciclone no decorrer desta terça (9) e quarta-feira (10). O sistema provoca mudanças no tempo em regiões do Centro-Oeste e Sul do Brasil já no começo da semana.
O início da formação do ciclone também favorece o retorno do corredor de umidade proveniente da Região Norte. Com isso, há um aumento de vapor d’água na atmosfera que, aliado às temperaturas muito elevadas deste período do ano, contribui para o desenvolvimento de instabilidades.
Assim, no restante desta segunda-feira (8), estão previstas chuvas com intensidade entre moderada e forte sobre áreas do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná, oeste de São Paulo e de Minas Gerais, além de pontos isolados em Santa Catarina. A partir de terça-feira (9), a baixa pressão se desloca e intensifica as chuvas sobre o Brasil. Confira a previsão.
Terça-feira com chuvas intensas no Centro-Sul
O sistema de baixa pressão irá provocar chuvas intensas nesta terça-feira (9) em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Durante a madrugada, o Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e do Paraná entram em alerta devido à forte intensidade das chuvas e às tempestades que virão acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.

Até o final da manhã, o sistema avança e mantém a forte intensidade das precipitações, elevando o potencial para tempestades e transtornos. Também não está descartada a possibilidade de queda de granizo.
No período da tarde, as chuvas se espalham, mantendo diversas localidades em alerta para temporais e tempestades isoladas. Entre as áreas mais afetadas estão grande parte do estado de São Paulo, além das porções sul, oeste, centro e leste de Minas Gerais, o leste de Mato Grosso do Sul e o sul do Mato Grosso.

As capitais também serão impactadas. Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC e Curitiba/PR estão na lista de alertas. São Paulo/SP, Campo Grande/MS e Cuiabá/MT permanecem em atenção.
Ciclone se forma e ventos superam os 80 km/h nesta quarta-feira
Nas primeiras horas desta quarta-feira (10), chuvas de forte intensidade estão previstas para o interior do Rio Grande do Sul, além de pontos isolados do Triângulo Mineiro e de Mato Grosso do Sul.

As chuvas intensas provocadas pelo sistema ao longo da terça-feira (9) perdem força, e as precipitações previstas para partes de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul passam a ter intensidade entre fraca e moderada. As chuvas mais fortes se concentram no norte de Minas Gerais, que segue recebendo umidade da Amazônia.
Com o ciclone se afastando em direção ao Atlântico, o tempo volta a ficar estável sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nas demais áreas afetadas, o céu permanece encoberto, mas com menores chances de chuva.

Outra preocupação são as rajadas de vento previstas para esta quarta-feira (10). O modelo indica ventos acima de 80 km/h no leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Confira algumas das rajadas estimadas:
- Curitiba/PR – 90 km/h
- São Paulo/SP – 89 km/h
- Osório/RS – 99 km/h
- São Bento do Sul/SC – 93 km/h
Em alguns pontos do interior paranaense e catarinense, as rajadas podem superar os 100 km/h. Por isso, é importante evitar permanecer sob postes e árvores, buscando abrigo em um local seguro.